O presidente da Comissão Administrativa (CA) do Freamunde, Manuel Pacheco, comprometeu-se hoje a tudo fazer para inscrever a equipa na Liga de Honra de futebol, apesar de o clube atualmente não reunir condições para o fazer.

«Não esperem ouvir de mim algo que vos agrade. Irei fazer todos os possíveis para que a equipa seja inscrita, mas os requisitos [para os campeonatos profissionais] são diferentes dos da Federação e é preciso pensarmos no que queremos para o futuro do Freamunde», disse Manuel Pacheco em Assembleia-geral (AG).

O clube alcançou a permanência em termos desportivos, ao concluir a Liga de Honra no 14.º lugar, mas, se não cumprir os requisitos exigidos, perde três pontos, o que alterará a classificação, e fará com que desça de divisão.

A advertência foi feita por Carlos Rego, do departamento jurídico do Freamunde, para quem, «neste momento, o clube não reúne essas condições».

«O clube tem de fazer prova de que reúne os requisitos e há duas situações em que temos de estar limpos em termos de cumprimentos, para com os atletas e o Estado, e, neste momento, não reunimos essas condições», disse Carlos Rego, aludindo à falta de liquidez de um dos principais parceiros, a autarquia pacense.

Ainda assim, Manuel Pacheco defendeu que o Freamunde tem mais viabilidade ao estar na Liga de Honra do que na segunda divisão e lembrou aos associados que existe uma base de trabalho na ordem dos 300 ou 350 mil euros, verbas resultantes de patrocínios, direitos televisivos e Taça da Liga.

O presidente demissionário disse ainda ter a promessa de disponibilização de uma verba que permitirá regularizar a situação económica deficitária e inscrever a equipa, deixando o futuro do clube nas mãos dos associados.

Manuel Pacheco garantiu perante os cerca de 50 associados reunidos na Casa da Cultura de Freamunde que só voltará a marcar uma nova AG a pedido dos associados.

O dirigente, que cessa funções a 30 de junho, chegou mesmo a questionar se «valerá a pena fazer esse esforço se não aparecer ninguém que tome conta do clube».

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.