O Nacional venceu hoje em casa a Académica, por 1-0, com um golo de Ricardo Gomes, manteve-se firme na liderança da II Liga de futebol, após o jogo da 32.ª jornada.

Os madeirenses venceram os últimos quatro jogos, dois dos quais fora de casa, diante do Real (4-2) e do Sporting B (3-2), passando agora a somar 59 pontos, mais quatro que o segundo classificado, o Santa Clara, que tem menos um jogo.

Na estreia do técnico Quim Machado, a Académica sofreu a terceira derrota consecutiva, depois de ter sido batido por Arouca (1-0) e Oliveirense (2-0), a última das quais em casa, mantendo, à condição, o quinto lugar, com os mesmos 51 pontos.

Na Choupana assistiu-se a um bom jogo de futebol, mas sobretudo, marcado por uma grande dose de competitividade entre os intervenientes.

Com o intuito de marcar cedo no jogo, os ‘alvinegros' criaram os primeiros lances de perigo, o mais marcante dos quais de João Camacho, com um remate à malha lateral.

Marinho respondeu para os ‘estudantes', aos sete minutos, com um remate perigoso, mas sem consequências práticas.

Depois de várias tentativas do Nacional em chegar à vantagem, foi à Académica que pertenceu a melhor oportunidade, aos 44 minutos, através de cruzamento remate de Luisinho, obrigando Daniel Guimarães a defesa apertada.

Aos 45+1 os insulares podiam ter marcado, na sequência de um lance de bola parada, com cabeceamento de Ricardo Gomes, mas com a bola a sair por cima do travessão.

Na segunda parte, o conjunto orientado por Costinha entrou decidido e aos 50 minutos, Christian rematou do ‘meio da rua', obrigando Ricardo Ribeiro a uma grande intervenção.

Da ameaça o Nacional passou aos factos e aos 54 minutos, Ricardo Gomes fez o único golo do jogo: assistido por Nuno Campos, o ponta de lança inaugurou o marcador, com um pontapé de bicicleta, a bater Ricardo Ribeiro.

Do outro lado, a Académica reagiu bem ao golo sofrido e Luisinho, aos 63 minutos, isolou-se, mas Daniel Guimarães saiu da baliza, evitando o pior para a sua equipa.

O Nacional passou então por uma fase menos conseguida, devido à pressão do adversário, mas voltou a equilibrar-se, criando alguns lances embaraçosos junto da baliza de Ricardo Ribeiro.

Aos 88 minutos, Chiquinho rematou na área, mas Daniel Guimarães estava atento e fez uma boa defesa.

*Artigo atualizado às 13h33