Um golo de Galeno permitiu este domingo ao FC Porto B, em inferioridade numérica, empatar 2-2 na visita ao último classificado da 2.ª Liga, Olhanense, depois de ter permitido a reviravolta em jogo da 25.ª jornada.

No Estádio José Arcanjo, em Olhão, Areias abriu o marcador, aos 13 minutos, mas, na segunda parte, Aldair, de penálti (59), em lance marcado pela expulsão de Inácio, e H'Maidat (60) deram a volta ao resultado, acabando o extremo brasileiro por selar a igualdade, aos 80, numa boa iniciativa individual.

O FC Porto B, que somou o quarto jogo sem vencer, ocupa provisoriamente o 16.º lugar, com 29 pontos, enquanto o Olhanense, que voltou a pontuar depois de seis derrotas consecutivas, mantém-se na 22.ª e última posição, com 14 pontos.

Num jogo com início de sinal mais para os forasteiros, o guarda-redes do Olhanense acusou algum nervosismo e, aos cinco minutos, atrapalhou-se com a bola e ofereceu-a a Areias, redimindo-se ao defender o remate do avançado.

O FC Porto B continuou por cima e, poucos minutos depois, aos 13, o extremo direito Galeno isolou o ponta-de-lança português, que desta vez já não perdoou na cara de Skowron, abrindo o marcador com o seu quarto golo na prova.

Os algarvios ainda reagiram, sem criar muito perigo, e o jogo só animou verdadeiramente na segunda parte, a partir do lance de grande penalidade cometida por Inácio sobre Aldair (56 minutos), que originou uma espiral de erros defensivos dos portistas.

O defesa-esquerdo foi expulso e o extremo guineense converteu a respetiva grande penalidade (59), logo no minuto seguinte H'Maidat fez o 2-1, na sequência de um atraso arriscado de Verdasca que Gudiño não conseguiu resolver, e, com os portistas 'perdidos' em campo, o guardião mexicano foi decisivo ao impedir, com duas boas defesas, as oportunidades criadas por Jorman Aguilar (67) e Gonzalez Prado (72).

O FC Porto B tranquilizou-se com o passar dos minutos e voltou à partida, a tempo de Galeno assinar o golo do empate, em lance de inspiração individual concluído com frieza, aos 80 minutos.

Jogo no Estádio José Arcanjo, em Olhão.

Olhanense-FC Porto B, 2-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Areias, 13 minutos.

1-1, Aldair, 59 (penálti).

2-1, H'Maidat, 60.

2-2, Galeno, 80.

Olhanense: Skowron, Coubronne, Paulão, Olivier, Kiki, Sori Mané, Edgar Abreu (Jaadi, 83), H'Maidat (Gerevini, 74), Aldair, Gonzalez Prado e Jorman Aguilar (Salim Cissé, 69).
Suplentes: Rodolfo Barata, Doudou Mangni, Virga, Tiago Duque, Gerevini, Salim Cissé e Jaadi.
Treinador: Bruno Baltazar.

FC Porto B: Gudiño, Diogo Dalot, Verdasca, Jorge (Fernando, 74), Inácio, Chidozie, Rui Pires (Bruno Costa, 74), Galeno, Graça, Ismael Diaz (Ruben Macedo, 62) e Areias.
Suplentes: João Costa, Fernando, Rui Moreira, Omar Govea, Fede Varela, Ruben Macedo e Bruno Costa.
Treinador: António Folha.

Árbitro: Anzhony Rodrigues (AF Madeira).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Areias (40), Rui Pires (42) e Ruben Macedo (90+2). Cartão vermelho direto para Inácio (56).

Assistência: Cerca de 300 espetadores.