A última jornada da Segunda Liga vai estar ao rubro, com sete equipas ainda com possibilidades de ficar no último lugar de despromoção.

Nacional e Santa Clara já garantiram a subida, e Real, Gil Vicente e Sporting B já têm o destino traçado. Mas ainda falta saber qual será a quarta equipa a cair de divisão. Nesssa luta estão Varzim (47 pontos), Famalicão (47), Oliveirense (46), Benfica B (46), Sporting da Covilhã (46), SC Braga B (44) e União da Madeira (44). E mesmo conquistado pontos na última ronda, a descida ao Campeonato de Portugal pode ser uma realidade.

Antes demais convém referir que não haverá nenhum confronto direto entre estas equipas na jornada 38 - o SC Braga B defronta o Sporting B, mas a equipa B 'leonina' já tem a descida confirmada. Por outro lado, a conjugação de resultados pode ditar que as já referidas sete equipas podem terminar o campeonato empatadas a 47 pontos.Como é que isto é possível? Varzim e Famalicão teriam de perder os seus jogos, Oliveirense, Benfica B e Sporting da Covilhã empatarem e SC Braga B e União da Madeira somarem os três pontos.

Caso este cenário - improvável, mas não impossível de acontecer - se confirme o fator de desempate seria os pontos que cada uma destas equipas amealhou nos confrontos entre si, naquilo a que se poderá chamar-se um ‘campeonato a sete’. Neste sentido, a equipa que sairia prejudicada seria o Varzim, a equipa que está mais bem classificada à partida para a última ronda.

O Benfica B é a equipa que domina este 'campeonato', tendo somando 27 pontos em 42 possíveis nos confrontos com estes adversários. Uma derrota do União da Madeira contra o Cova da Piedade faz com que estas contas não sejam necessárias, pois os insulares estão neste momento em posição de descida.

O SC Braga B tem os mesmos pontos que a equipa de Ricardo Chéu, mas se sair derrotada do duelo frente ao Sporting B ficará a salvo pois tem vantagem no confronto direto com o União da Madeira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.