O Belenenses assumiu hoje a liderança provisória da II Liga de futebol, com mais dois pontos do que o Sporting B, ao bater o penúltimo classificado Sporting da Covilhã por 2-0, em jogo da 16.ª jornada.

Os golos de Fredy, aos 53 minutos, e Desmarets, aos 61, permitiram à formação do Restelo somar o 11.º triunfo na II Liga e ultrapassar os "leões", que esta quinta-feira jogam frente ao União da Madeira.

No entanto, a primeira parte dos "azuis" foi bastante "apagada", sem a dinâmica de outros jogos e com muitas falhas de concentração, em particular na saída de bola, o que originou uma série de passes falhados.

Sem ser verdadeiramente incomodado a nível defensivo, o Sporting da Covilhã foi aproveitando para conquistar faltas junto à área do Belenenses, ainda que sem criar perigo efetivo para a baliza de Matt Jones.

A fraca prestação da formação do Restelo ficou comprovada por um único remate no primeiro tempo e apenas à passagem da meia-hora, sendo que, pouco depois, os "serranos" estiveram muito próximos de abrir o ativo, não fosse a boa resposta de Matt Jones ao remate de Tarcísio.

De resto, o conjunto da Covilhã entrou na etapa complementar a colocar em "sentido" as hostes da casa, num cabeceamento de Edgar à figura do guardião inglês, mas Fredy viria a acalmá-las com o primeiro golo do jogo, após assistência de Tiago Caeiro.

Praticamente 10 minutos volvidos, a "estrelinha" da sorte confirmou que pairava sobre os "azuis", com Arsénio a fugir pela esquerda e a entregar de "bandeja" a Desmarets, que aumentou a vantagem, ainda assim ameaçada, segundos depois, por um cabeceamento de Edgar ao poste.

Apesar das incidências, os "serranos" não desmoralizaram, só que o Belenenses já demonstrava claras melhorias, estando perto de um resultado mais desnivelado, caso Jorge Baptista não tivesse negado, por duas vezes, as intenções de Desmarets.

Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Belenenses - Sporting da Covilhã, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Fredy, 53 minutos.
2-0, Desmarets, 61.

Equipas:
- Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, João Meira, Kay, Nélson, Ruizinho (Desmarets, 36), Diakité, Arsénio (Paulo Roberto, 78), Tiago Silva, Fredy e Tiago Caeiro (Rambé, 65).
(Suplentes: Filipe Mendes, André Teixeira, Desmarets, João Afonso, Si Salem, Rambé e Paulo Roberto).
Treinador: Mitchell van der Gaag.
- Sporting da Covilhã: Jorge Baptista, Gaspar, Samuel, Edgar, Paulo Grilo, Nené, Carlos Manuel (Adriano, 85), Dani Matos, Tarcísio, Paulico (Moreira, 74) e Fabrício.
(Suplentes: Igor Araújo, Gui, Milton, Adriano, Li Fang, Diogo Gaspar e Moreira).
Treinador: Fernando Pires.

Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ruizinho (20), João Meira (51), Kay (82), e Nélson (84).
Assistência: cerca de 500 espetadores.