O Tondela venceu hoje na receção ao Benfica B por 1-0, com um golo solitário de Luís Aurélio, segurou quarto lugar e assumiu-se como um dos candidatos que lutará pela subida à I Liga de futebol.

Esta vitória permite o Tondela distanciar-se do Benfica B, que está agora a seis pontos de diferença, e “obriga” o Desportivo das Aves a vencer hoje o Feirense para igualar o concorrente direto à subida de divisão.

No encontro disputado esta manhã, a pressão alta exercida sobre o Benfica B foi determinante na vitória tondelense porque sufocou por completo a equipa de Norton de Matos na primeira meia hora de jogo, numa clara demonstração de futebol ofensivo de grande qualidade.

As oportunidades claras de golo protagonizadas por Fábio Pacheco, Piojo e Luís Aurélio não foram traduzidas em golo por manifesta infelicidade.

Até ao intervalo, o Benfica foi sacudindo a pressão asfixiante do Tondela, mas sem ter conseguido criar uma situação clara de golo.

Na segunda parte, o Benfica B, a jogar a favor do vento, mostrou mais vontade de empurrar os tondelenses para a sua retaguarda, mas quem voltou atirar à barra foi Fábio Pacheco em mais uma carambola dentro da área benfiquista, depois de um cruzamento milimétrico tirado por Márcio Sousa.

A primeira oportunidade de golo para o Benfica só ocorreu aos 69 minutos, por Raphael Guzzo, que atirou no coração da área para onde estava virado, mas a melhor iniciativa dos benfiquistas foi protagonizada por Ivan Cavaleiro, aos 80, quando Cláudio Ramos conseguiu defender o empate.

Vítor Paneira pressentiu o perigo e lançou no jogo Tiago Barros e Tiago Carneiro e foram precisamente os dois que acabaram por construir o golo da vitória, com um cruzamento de Carneiro para a entrada fulgurante de Luís Aurélio ao segundo poste, conferido justiça ao resultado.

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela
Tondela - Benfica B, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Luís Aurélio, 83 minutos
 Tondela: Cláudio, Pedrosa, Pica, Materazzi, Pedro Araújo, Ericsson, Fábio Pacheco, Luís Aurélio (Boubacar, 87), Márcio Sousa (Tiago Barros, 73), Bacar (Tiago Carneiro, 80) e Piojo.
(Suplentes: Bruno Sousa, Tomé, Tiago Barros, Boubacar, Tiago Carneiro, Benvindo e Vasil).
Treinador: Vítor Paneira.
Benfica B: Mika, Mvom, Carlos Ascues, Migue Vítor, Lionel Carole, Roderick Miranda, Rapahel Guzzo (Diogo Rosado, 76), Luciano Teixeira, Hélder Costa (Bryan Garcia, 64), Miguel Rosa e Deyverson Silva (Ivan Cavaleiro, 41).
(Suplentes: Bruno Varela, Bryan Garcia, Diogo Rosado, Cafu, João Mário, Ivan Cavaleiro e Vítor Lindelof).
Treinador: Luís Norton de Matos.

Árbitro: Manuel Mota (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Raphael Guzzo (12m), Deyverson Silva (23), Roderick Miranda (55) e Carlos Ascues (78)
Assistência: 1.700 espetadores.