No dia inicial para o plantel poveiro, o novo treinador, Armando Evangelista, orientou um grupo com 13 novos elementos, oito dos quais oriundos da equipa B e da formação júnior do clube.

Paulo Cunha, Marinho, Lucho, Keaton Parks, Rui Costa, Fidel, Rui Neta e Tiago Alves foram promovidos à formação principal, juntando-se aos cinco reforços Tiago Lima Pereira (ex-Vitória Guimarães B), Delmiro (ex-Farense), Jeferson Bahia (ex-Desportiva Ferroviário/Brasil), Leonel Olímpio (ex-Toledo/Brasil) e Filipe Villagran (ex-Universidad do Chile/Chile).

O presidente do emblema poveiro, Pedro Faria, conta contratar ainda mais seis jogadores, salientando que, apesar do orçamento para a equipa ser de 600 mil euros, o clube parte para este campeonato com objetivos ambiciosos.

"Queremos um grupo que dignifique nome do clube e possa fazer sempre melhor. Estamos apenas a começar agora e no final faremos as contas. Vamos ainda contratar seis jogadores, mas estamos à espera, porque queremos elementos que possam verdadeiramente trazer qualidade", disse o dirigente.

O novo treinador da equipa da Póvoa de Varzim, Armando Evangelista, que volta ao ativo depois de várias épocas a trabalhar nas camadas jovens e na equipa B do Vitória de Guimarães, clube no qual teve ainda uma passagem pela equipa principal, pretende um plantel com 25 jogadores e "muita ambição".

"Ao representar um clube com esta dimensão temos de ter objetivos ambiciosos, mas claro que estamos cientes das dificuldades que vamos ter e, por isso, o que nos propomos é fazer melhor do que na época passada", disse o técnico.

A mesma opinião foi partilhada pelo capitão de equipa, o experiente médio Nelsinho, que, sendo um dos mais antigos do plantel, espera poder transmitir aos mais novos a mística do clube.

"Espero poder ajudar quem entra de novo e envolver o grupo nos nossos objetivos. A ambição estará sempre presente e, apesar de o plantel ainda não estar completo, estou certo de que terá qualidade para cumprirmos com a nossa missão", afirmou.

Neste primeiro dia de trabalho evoluíram no relvado do estádio 18 jogadores, sendo que Nelson Agra e Paulo Vítor foram autorizados a regressar uns dias mais tarde.

Entretanto, foram já conhecidos alguns dos jogos de preparação que os responsáveis do clube agendaram para a pré-época.

Logo a 02 de julho, os poveiros defrontam o vencedor do campeonato de futebol concelhio da Póvoa de Varzim, seguindo-se ensaios com Fafe (09 de julho de manhã/casa), Portimonense (09 de julho de tarde/casa), Vizela (13/julho/casa), Moreirense (20 julho/local a definir) e Gil Vicente (23 julho/local a definir).

Entre 16 e 17 de julho, o Varzim organiza o torneio de comemoração do seu centenário, num quadrangular com Rio Ave, Vitória de Guimarães e Desportivo de Chaves.

Plantel provisório do Varzim para 2016/17:

- Guarda-redes: Paulo Vítor, Paulo Cunha (ex-Varzim B) e Marinho (ex-Varzim B).

- Defesas: Pedro Santos, Sandro, Nélson Agra, Tiago Lima Pereira (ex-Vitória Guimarães B), Jeferson Bahia (ex-Desportiva Ferroviário/Bra) e Delmiro (ex-Farense).

- Médios: Nelsinho, Sérgio Organista, Leonel Olímpio (ex-Toledo/Bra), Keaton Parks (ex-júnior), Felipe Villagran (ex-Universidad do Chile/Chi) e Lucho (ex-Varzim B).

- Avançados: Rui Coentrão, Rui Costa, Fidel (ex-Varzim B), Rui Neta (ex-júnior) e Tiago Alves (ex-Varzim B).

Treinador: Armando Evangelista