O internacional holandês elogiou o desenvolvimento do futebol caboverdiano nos últimos anos e assumiu que se fosse hoje, e tivesse a oportunidade, teria jogado pela seleção de Cabo Verde.

Filho da diáspora caboverdiana, David Mendes da Silva continua a acompanhar o futebol de Cabo Verde nas competições internacionais. Com anos de experiência no futebol holandês, o médio de 31 anos joga atualmente no Panathinaikos, um dos maiores clubes da Grécia.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o ex-jogador do AZ Alkmaar falou da mágoa por nunca ter tido a oportunidade de jogar pela equipa nacional de Cabo Verde.

"Nos últimos anos, a seleção de Cabo Verde tem estado muito bem, com bons resultados, tem evoluído bastante. Alcançaram bons resultados na última CAN na África do Sul e nos jogos de qualificação para o Mundial no Brasil. É bom que os jogadores caboverdianos possam jogar no estrangeiro, e há muitos espalhados pelo mundo de Portugal à Holanda. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de jogar pela Holanda e aceitei, joguei alguns jogos e neste momento não posso jogar por Cabo Verde, algo que teria muito gosto em fazer, mas que neste momento já não posso", começa por dizer David Mendes da Silva.

"Acho que os jogadores têm de ponderar muito bem esse tipo de decisão porque no meu caso só tinha a possibilidade de jogar pela Holanda naquela altura, mas acho agora que a Federação de Cabo Verde está a fazer um bom trabalho de prospeção. Há muitos bons jogadores a vir de Cabo Verde, se fosse há dez anos e perguntássemos ao Nani e a outros jogadores onde desejariam jogar talvez Cabo Verde tivesse tido uma equipa de grande sucesso", acrescentou o médio de 31 anos que conta com sete internacionalizações ao serviço da seleção holandesa.

Questionado sobre o atual momento da Holanda na véspera do Mundial 2014, David Mendes da Silva acredita que a campanha da "Laranja Mecânica" será muito melhor do que a do Europeu na Ucrânia e Polónia

"Acho que chegar à final em 2010 foi muito bom, perderam apenas no último jogo. No Europeu 2012 foi mais complicado pois não venceram nenhum jogo. Agora, o selecionador está a construir uma nova equipa que daqui a quatro anos poderá dar frutos, mas conheço a mentalidade vencedora do Louis Van Gaal e creio que no Mundial 2014 a Holanda vai fazer melhor do que no último europeu. Vai ser difícil porque no Mundial defrontas os melhores jogadores e creio que será muito difícil ir tão longe como em 2010", sentenciou David Mendes da Silva ao SAPO Desporto.