Portugal pode carimbar o passaporte para o Europeu de futebol de 2016 já esta segunda-feira, se vencer a Albânia em Elbassan e a Dinamarca perder com a Arménia.

Os comandados de Fernando Santos estão numa sequência de cinco vitórias seguidas no apuramento, depois de um arranque em falso, precisamente frente aos albaneses, com quem Portugal perdeu por 1-0 em Aveiro.

O site zerozero compilou uma série de curiosidades sobre este encontro.

Factos e números sobre o Albânia-Portugal

Este é o sétimo encontro entre estas duas seleções. Os lusos contam com quatro triunfos, contra um dos albaneses. Registaram-se empates em uma ocasião.

Portugal venceu nas duas deslocações à Albânia: 3-0 em 1996 e 2-1 em 2009.

Quatro jogadores da seleção portuguesa alinharam no triunfo de 2009: Ricardo Carvalho, Pepe e Cristiano Ronaldo foram titulares, Nani suplente utilizado.

Portugal venceu os dois jogos realizados fora de casa nesta qualificação para o Euro2016, tendo marcado quatro golos, todos por Cristiano Ronaldo.

Se juntarmos a vitória na Suécia, no play-off de qualificação para o último Mundial, Portugal soma três vitórias consecutivas fora de casa em competições oficiais.

A Albânia é a única equipa invicta no grupo.

Nos três jogos efetuados em 2015, a Albânia não perdeu: duas vitórias e um empate.

Os albaneses perderam apenas um dos últimos nove jogos realizados. A última derrota foi frente à Itália num jogo amigável disputado em novembro do ano passado.

Nenhum dos 23 convocados de Portugal para o jogo alguma vez marcou um golo à Albânia.

Lorik Cana, o capitão da seleção albanesa, é o jogador com mais jogos disputados nos duelos entre as duas equipas (quatro).

Caso a Dinamarca perca na Arménia [jogo que se disputa antes], Portugal pode garantir já a qualificação para o Euro 2016 se vencer a Albânia.