A selecção portuguesa de futebol de sub-19, hoje goleada pela Croácia por 5-0, falhou o apuramento para meias-finais do Europeu da categoria, em França, mas qualificou-se para o Mundial da Colômbia em 2011, em sub-20.

A equipa portuguesa, que estava a apenas um ponto de jogar as meias-finais, foi incapaz de derrotar a Croácia (segunda classificada, atrás da Espanha), mas valeu-se do triunfo na primeira jornada (2-0 ante a Itália) para assegurar o terceiro posto do grupo B e, desde logo, o apuramento para o Mundial de sub-20, que se disputa em 2011, na Colômbia.

Na terceira e última jornada, em Bayeux, França, e depois da vitória com os transalpinos e derrota por 2-1 com os espanhóis, a selecção orientada por Ilídio Vale deu boa réplica nos minutos iniciais, mas uma grande penalidade, aos 18 minutos, a castigar falta de Roderick, permitiu a Andrijasevic abrir o marcador.

A falhar muito na concretização, Portugal - que beneficiou do triunfo de hoje da Espanha sobre a Itália (3-0) -, viria ainda a sofrer mais dois golos no primeiro tempo: Pamic, aos 24 e 36 minutos, praticamente colocou a Croácia no segundo posto.

No segundo tempo, e apesar das alterações impostas por Ilídio Vale e de alguma melhoria no ataque, foi a Croácia a desenhar a goleada, com golos de Ozobic e outro de Pamic, aos 67 e 69 minutos, respectivamente.

Jogo no estádio Henry Jeanne, em Bayeux, França.

Portugal – Croácia, 0-5.
Ao intervalo: 0-3.

Marcadores:

0-1, Franko Andrijasevic, 18 minutos (grande penalidade).
0-2, Zvonko Pamic, 24.
0-3, Zvonko Pamic, 36.
0-4, Filip Ozobic, 67.
0-5, Zvonko Pamic, 69.

Equipas:

- Portugal: Tiago Maia, João Amorim, Nuno Reis, Roderick, Mário Rui (Amido Baldé, 46), Danilo (Salvador Agra, 68), Sana, Sérgio Oliveira, Rúben Pinto, Evandro Brandão (Alex, 46) e Nélson Oliveira.
- Croácia: Matej Delac, Sime Vrsaljko, Renato Kelic, Tomislav Glumac, Dário Rugasevic, Arijan Ademi, Franko Andrijasevic, Zvonko Pamic, Filip Ozobic, Mário Ticinovic (Matej Jonjic, 57) e Antono Maglica (Andrej Kramaric, 30).

Árbitro: Markus Strombergsson (Suécia).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Roderick (18), Kramaric (40), Amido Baldé (58), Nuno Reis (78) e Sérgio Oliveira (86). Cartão vermelho directo para Renato Kelic (54).

Assistência: cerca de 1000 espectadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.