O futebol dominou os prémios da Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal. A seleção A de Portugal que venceu o Euro2016 de futebol foi eleita Equipa do Ano, Renato Sanches do Benfica/Bayern Munique e da seleção lusa arrebatou o prémio de Jovem Promessa do Ano e Fernando Santos foi eleito Treinador do Ano.

Além disso a Federação Portuguesa de Futebol recebeu o prémio Alto Prestígio da Confederação do Desporto de Portugal.

À margem do evento que decorreu no Casino Estoril, o técnico da seleção de Portugal dedicou o prémio a todos os portugueses.

"Foi um ano fantástico para o desporto português e isto traz maior responsabilidade para fazermos melhor ou, no mínimo, tentar igualar. Para mim é sempre uma honra mas este é um prémio que é fruto do trabalho de muita gente. Tenho a minha quota-parte mas acho que é um prémio justo porque conseguimos alcançar algo que poucos acreditariam e todos desejavam. É um prémio da minha equipa de Portugal", disse Fernando Santos aos jornalistas.

Questionado se esse prémio seria um bom prenúncio para a Gala da FIFA em janeiro, onde está nomeado para Melhor Treinador do Ano, o selecionador português ´fintou` a questão.

"Eu não faço nem sei fazer futurologia, nem nunca fui de fazer futurologia", respondeu.