A seleção portuguesa de futebol realizou hoje o último treino de preparação para o encontro com a Albânia, numa sessão com os 23 jogadores a mostraram-se aptos e imensa presença policial, dentro e fora do recinto.

No Estádio Qemal Stafa, em Tirana, num apronto em que os primeiros 15 minutos foram abertos à comunicação social, o selecionador Fernando Santos contou com todos os convocados, que nesse período realizaram alongamentos e exercícios de aquecimento, seguido de alguns remates à baliza.

Ricardo Carvalho, que abandonou a particular com a França com um golpe na cara, apresentou-se com um enorme penso na zona do sobrolho, algo que não deverá impedir o defesa central de atuar na segunda-feira, no encontro do Grupo I de apuramento para o Euro2016.

O primeiro e único treino da seleção portuguesa em Tirana ficou também marcado pela forte presença policial no Estádio Qemal Stafa, em que cerca 100 adeptos albaneses, grande parte crianças e adolescentes, marcaram presença para tentar ver os jogadores lusos e, sobretudo, Cristiano Ronaldo, o que acabou por resultar em alguns episódios caricatos.

Depois de os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), incluindo o presidente Fernando Gomes, e alguns membros da equipa técnica terem feito a pé os pouco mais de 50 metros de distância que separa a unidade hoteleira em que estão instalados e o estádio, os jogadores acabaram por ter que se dirigir de autocarro, por motivos de segurança.

Já dentro do recinto, a poucos instantes do início do treino, subitamente uma das bancadas começou a ficar composta por alguns adeptos, muitos com a camisola do Real Madrid com o nome de Cristiano Ronaldo, para grande surpresa dos agentes policiais, que, com alguma desorganização e gritos à mistura, ainda demorar alguns minutos a resolver a situação.

Um dos adeptos mais teimosos até se conseguiu esconder atrás de placares de publicidade que estavam junto à baliza em que Rui Patrício, Beto e Anthony Lopes estavam a treinar e lá ficou durante alguns longos minutos até ser descoberto.

Na segunda-feira, perto da 12:00, a comitiva portuguesa abandona Tirana e segue em direção a Elbasan, a cerca de 50 quilómetros da capital albanesa, numa viagem que deverá ter uma duração de mais de uma hora, e vai permanecer numa unidade hoteleira até à hora do jogo.

Portugal lidera o Grupo I de qualificação para o Europeu do próximo ano, que se vai disputar em França, com 12 pontos, mais um que a Dinamarca (mais um jogo) e a Albânia, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

O Albânia-Portugal está agendado para segunda-feira, às 20:45 locais (19:45 horas de Lisboa) e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.