Portugal foi derrotado hoje (madrugada em Portugal) pela Itália por 2-0, num jogo entre antigos futebolistas de ambos os países denominado "Once in a Lifetime" (Apenas uma vez na Vida), que decorreu em Toronto, no Canadá.

Simone Barone abriu o marcador na reta final da primeira parte, aos 32 minutos, enquanto Marco Del Vecchio, aos 52 minutos, fixou o resultado final, batendo pela segunda vez o guardião português Paulo Santos.

O jogo decorreu na segunda-feira à noite (madrugada de Portugal), no BMO Field, em Toronto, e contou com a presença de mais de 16 mil espetadores nas bancadas.

A primeira grande oportunidade foi, contudo, da selação portuguesa num lance protagonizado por Maniche, aos 8 minutos, mas a bola saiu ao lado. Fernando Meira aos 32 minutos e 61 minutos teve duas excelentes oportunidades, mas em ambas as situações a intervenção do guarda-redes Giovanni Galli foi crucial para impedir o golo.

"É sempre um prazer jogar pela seleção nacional, foi muito bom ter a presença de tantos fãs especialmente para uma comunidade enorme como é a portuguesa em Toronto", começou por dizer Pedro Pauleta em declarações aos jornalistas no final do encontro.

Quanto ao resultado, o antigo avançado salientou o "bom jogo" da equipa italiana, um futebol que tem sempre "bons defesas", e o guarda-redes (Galli) foi o "melhor em campo".

Alinharam por Portugal antigos jogadores como Neno, Paulo Santos, Paulo Ferreira, Fernando Couto, Paulo Madeira, Abel Xavier, Costinha, Miguel, Dimas, Fernando Meira, Maniche e Pauleta.

Roberto Baggio, que tem sido referenciado por alguma imprensa para suceder no comando da "Squadra Azzurra" a Cesar Prandelli, devido a uma lesão na perna, não deu o contributo à equipa, mas espalhou simpatia junto dos milhares de adeptos.

Para esta manha está programado no Brockton Stadium um convívio entre os antigos jogadores lusos com os jovens atletas do Soccer Camp da Academia do Sporting de Toronto.