Este é o primeiro de quatro jogos particulares (China, Cabo Verde, Camarões e Moçambique) que a equipa das quinas irá disputar antes do Campeonato do Mundo de futebol.

A escolha da China como adversário para a partida desta quarta-feira teve como objectivo, segundo Carlos Queiroz, “familiarizar” os jogadores com as especificidades do futebol asiático, uma vez que Portugal terá pela frente no seu grupo do Mundial de futebol, a Coreia do Norte.

O jogo Portugal - Coreia do Norte será o segundo jogo que a equipa das quinas irá disputar no Mundial e está marcado para o dia 21 de Junho.

Da equipa chinesa apenas quatro jogadores actuam na Europa, sendo que dois deles jogam no futebol português. Wang Gang joga na segunda liga portuguesa e está ao serviço do Beira-Mar e Chengdong Zhang actua no Mafra da segunda divisão.

Relativamente à selecção portuguesa, Carlos Queiroz afirmou ontem que se neste momento tivesse que apresentar a lista final para o Mundial, os 18 jogadores chamados para este jogo fariam com toda a certeza parte dela. No entanto, também lembrou que em dois meses tudo pode mudar e que não existem, nem nunca existirão “jogadores chumbados” na selecção.

Os principais ausentes de Portugal para esta partida são: Deco, Bonsigwa e Pepe (todos a recuperar de lesões).

Estas duas selecções só se defrontaram uma vez na sua história. O jogo ocorreu em 2002 e terminou com a vitória portuguesa por 2-0, com golos de Nuno Gomes e Pedro Pauleta.

O Portugal-China joga-se esta quarta-feira a partir das 20h45.