Responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, incluindo o seleccionador luso, encontraram-se esta segunda-feira com representantes dos 10 melhores classificados do campeonato de juniores para tentar a «protecção do jogador jovem português».

Após a reunião, na sede da FPF, em Lisboa, o treinador nacional Paulo Bento defendeu como uma das missões do organismo que superintende o futebol português «promover o desenvolvimento e a protecção, no bom sentido, do jogador jovem português e da formação», segundo o sítio oficial instituição na internet.

«Temos de fazer tudo para que o jogador português se possa desenvolver da melhor maneira, para que possa ter um bom futuro e eu penso que são a FPF e os clubes quem tem de zelar mais por esse desenvolvimento», completou.

Além de Bento, também o coordenador dos sectores de formação da FPF, Ilídio Vale, esteve no encontro com responsáveis pela formação de FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Marítimo, Académica de Coimbra, Rio Ave, Naval 1.º de Maio e Belenenses.

«Queremos, todos juntos, dar um contributo para um melhor futebol português, rentabilizando todos os meios que temos ao nosso dispor. Queremos que esses meios utilizados constituam fortes estímulos para aquilo que é o desenvolvimento do jogo e do jogador em Portugal», defendeu Vale.

O responsável sublinhou ainda que este I Encontro da Formação «foi um sinal de mudança e de envolvimento de todos os agentes do futebol», com vista a uma «nova visão sobre aquilo que é o jogador jovem que pretendemos formar em Portugal».

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.