O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, afirmou hoje, em Rio Maior, que quer vencer o Azerbaijão na terça-feira e terminar a fase de apuramento para o Europeu da categoria com o pleno de vitórias.

"Tem sido um percurso sem falhas e nada é mais motivador do que terminar da mesma forma [com uma vitória] e conseguir algo que só uma vez se conseguiu a nível de sub-21 em Portugal", referiu o técnico, acrescentando que esse objetivo é mais do que suficiente para motivar os jogadores.

Sem querer avançar com uma chave concreta para o sucesso da carreira da seleção nesta fase de apuramento, Rui Jorge destacou "a entrega dos jogadores e a sua qualidade natural, que têm permitido conseguir estes resultados", assim como o facto dos jogos realizados fora de casa terem sido sempre jogados em bons relvados.

No jogo de terça-feira, Rui Jorge assumiu que vai dar tempo a alguns jogadores que não têm sido tão utilizados e assumiu que Rúben Neves, do FC Porto, vai jogar frente ao Azerbaijão.

Fazendo uma antevisão do que poderá ser o “play-off”, onde Portugal poderá encontrar alguma das equipas mais fortes da Europa, Rui Jorge referiu que, "teoricamente, as grandes potências do futebol estão também muito fortes nos sub-21", mas não quis destacar nenhum adversário mais temível, acrescentando apenas que, nesta fase, "o nível é muito elevado".

Sobre a tão falada renovação na equipa sénior, e fazendo questão de afirmar que não quer criticar ninguém, Rui Jorge afirmou que "o trabalho que eles [jogadores] fazem nos clubes é fundamental para aquilo que conseguimos em termos de seleção”.

“É uma questão de avaliarem essa diferença do número de jogadores que se conseguem impor e jogar com assiduidade e ao mais algo nível nos seus clubes", adiantou.

De acordo com Rui Jorge, na Liga alemã há cinco guarda-redes sub-21 a jogarem como titulares.

“Olhamos para a nossa liga e não vemos a mesma coisa. Se formos ver a utilização regular de jogadores sub-21 nesses campeonatos, é um passo que temos de dar - ou não -, mas é um passo fundamental na evolução desses jogadores", concluiu.

O Portugal-Azerbaijão realiza-se na terça-feira, às 17h00, no Estádio Municipal de Rio Maior, num encontro com entrada gratuita e que terá arbitragem do maltês Clayton Pisani.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.