Portugal está apenas a um ponto de conseguir garantir o apuramento para o Europeu 2016 depois de vencer esta segunda-feira a Albânia por 1-0. No último lance de jogo, Miguel Veloso saltou nas alturas para marcar o seu terceiro golo pela seleção nacional de Portugal depois de um jogo com muitas oportunidades de golo desperdiçadas.

Com algumas alterações na equipa inicial, em comparação com os titulares que defrontaram a França, Fernando Santos apostou na inclusão de Miguel Veloso, Bernardo Silva e Danny na formação portuguesa; relegando para o banco Adrien, João Mário e Éder. Com Danilo Pereira como 'trave-mestre' do meio-campo, e Cristiano Ronaldo como a referência no ataque, a seleção nacional de Portugal entrou dominadora em Elbasan, empurrando os 'anfitriões' para o 'quarto dos fundos' sem direito 'a bola'.

Aos 11 minutos de jogo, Cristiano Ronaldo testou pela primeira vez os reflexos de Berisha, mas o guarda-redes albanês, com muitas dificuldades, afastou o esférico para fora. Na sequência desse lance, Danny marca o pontapé de canto e Nani surge ao segundo poste para enviar a bola ao poste. O domínio de Portugal ia sendo absoluto ao longo da primeira parte, com destaque para as exibições de Bernardo Silva, Miguel Veloso, Nani e Cristiano Ronaldo, mas o golo, esse, nem vê-lo. A Albânia só aos 45 minutos da primeira parte conseguiu o seu primeiro remate à baliza de Rui Patrício, o que traduz muito da produção albanesa frente a Portugal, que poderia ter ido para intervalo a vencer por uma margem bem mais dilatada.

No segundo tempo, a formação de Fernando Santos regressou ao relvado sem alterações e o domínio português do primeiro tempo reiniciou-se: Portugal com mais posse de bola, Albânia totalmente dominada e atrás da bola, mas a falta de eficácia e clarividência dos jogadores portugueses continuou patente no relvado de Elbasan. Aos 54 minutos, Cédric entrou para o lugar de Vieirinha, e logo no minuto seguinte, um cruzamento do antigo jogador do Sporting descobre Danny na área adversária contrária, mas o cabeceamento do avançado do Zenit acabou por passar ao lado do poste da baliza albanesa.

Aos 64 minutos de jogo, Fernando Santos troca Bernardo Silva por Ricardo Quaresma, e o sentido de jogo não se alterou com Portugal a dominar as operações. No entanto os golos, continuavam fechados a 'sete chaves' na falta de objectividade ofensiva. Com o cronómetro rapidamente a caminhar para o final do tempo regulamentar, e o 0-0 a manter-se, Portugal ainda viu a Albânia a criar muito perigo contra a corrente de jogo num lance caricato em que os albaneses conseguiram enviar uma bola ao ferro da baliza de Rui Patrício. A bola não entrou, mas o lance acabou por dar aos albaneses alguma motivação para os instantes finais.

Nos últimos instantes do encontro, a Albânia começou a surgir com mais perigo junto à baliza de Rui Patrício, e colocando em sentido a antiga dupla de centrais do Real Madrid constituída por Pepe e Ricardo Carvalho. A 10 minutos do apito final, Cristiano Ronaldo faz um passe para Eliseu no lado esquerdo do ataque de Portugal, o lateral do Benfica consegue ganhar espaço e frente ao guarda-redes adversário tentou a sua glória com um chapéu de belo efeito, mas a bola acabou por sair ao lado do poste para desespero de Fernando Santos.

Apesar dos inúmeros percalços que afligiram os portugueses, a sorte de 'Tirana' acabou por bafejar a equipa de Fernando Santos no último lance de jogo num pontapé de canto ganho por Éder, que tinha entrado aos 76 minutos.

No instante decisivo, Ricardo Quaresma bateu o pontapé de canto para o coração da área albanesa, onde surgiu Miguel Veloso para de cabeça dar uma ordem cardíaca ao destino português, que cada vez mais está próximo de França.

Com o triunfo em Elbasan, a formação comandada por Fernando Santos fica a apenas um empate de uma sexta fase final consecutiva do Europeu, sendo que recebe a Dinamarca (08 de outubro, em Braga) e defronta a Sérvia (11, em Belgrado). Portugal soma 15 pontos, contra 12 da Dinamarca, que tem mais um jogo disputado, e 11 da Albânia.