A Fiorentina, treinada por Paulo Sousa, isolou-se hoje provisoriamente no comando da Liga italiana de futebol com o triunfo por 3-1 na visita ao Palermo, em desafio da 18.ª jornada.

O conjunto orientado pelo técnico português soma agora 38 pontos, mais dois do que o Inter, que a partir das 17:00 (horas de Lisboa) visita o Empoli, oitavo classificado, com 27.

O esloveno Josip Iličić (13 e 42) marcou os dois primeiros golos, ambos a passe do ponta-de-lança croata Nikola Kalinić, mas Alberto Gilardino (77) recuperou as esperanças para os sicilianos, que só ‘vergaram’ definitivamente aos 90+3, com um tento do polaco Jakub Błaszczykowski.

Com os cinco primeiros separados por apenas quatro pontos, a Roma atrasou-se nas suas aspirações ao título, com um empate 3-3 na visita ao Chievo.

Umar (07) e Florenzi (37) deram vantagem confortável aos romanos, entretanto anulada por Paloschi (44) e Dainelli (58). Falqué (71) devolveu a liderança ao conjunto da capital, mas o veterano Simone Pepe (85) voltou a empatar e, assim, retirou dois pontos à Roma, que vai manter o quinto lugar isolado, mas a perder terreno para os rivais.

O Nápoles, que partiu para a ronda com os mesmos 35 pontos da Fiorentina, no segundo lugar, encerra a jornada a partir das 19:45 recebendo o Torino, 13.

A Juventus venceu o Verona por 3-0 e igualou provisoriamente o Inter no segundo posto, com 36 pontos.

Com Bruno Fernandes no onze, a Udinese impôs-se à Atalanta por 2-1. O veterano avançado francês Cyril Théréa (22) e jovem croata Stipe Perica (45+2) marcaram para os locais, de pouco valendo a resposta ‘solitária’ de Marco D'Alessandro (75).

Um golo tardio de Emanuele Giaccherini (82) valeu ao Bolonha a surpresa da jornada, com o triunfo por 1-0 em casa do AC Milan, que assim foi apanhado no sexto lugar pelo Sassuolo, que, com um jogo a menos, foi surpreendido em casa ao empatar 2-2 com o Frosinone, antepenúltimo.