O FC Porto não vai recorrer do castigado aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF aos jogadores Diogo Costa, Wilson Manafá, Fábio Cardoso e Otávio, pelos cânticos anti-Benfica após a conquista do título nacional na última temporada na Luz.

A revelação foi feita esta terça-feira, no Porto Canal.

Desta forma, Diogo Costa e Fábio Cardoso vão falhar a Supertaça de Portugal no próximo sábado, diante do Tondela.

Otávio, já se sabia que não poderia dar o seu contributo à equipa no primeiro jogo oficial da época, devido ao castigo aplicado pela FPF, pelo desentendimento com Bruno Tabata no FC Porto-Sporting, no Dragão, da segunda volta do campeonato da época passada. Com o novo castigo, o médio luso-brasileiro irá também falhar o jogo da 1.ª ronda da I Liga diante do Marítimo, no Dragão. Otávio só estará disponível na segunda ronda da I Liga 2022/23.

Manafá, já se sabia que iria falhar o jogo por estar a recuperar de uma lesão grave.

Assim, deverá ser Marchesín o guarda-redes titular do FC Porto diante do Tondela, na Supertaça de Portugal. A ausência de Otávio abre a porta a Galeno para uma das alas.

Na época passada após a conquista do título em pleno estádio da Luz, Diogo Costa, Manafá, Fábio Cardoso e Otávio apareceram num vídeo privado,  gravado em direto, na página do médio luso-brasileiro nas redes sociais, onde entoavam cânticos ofensivos contra o Benfica.

A direção Encarnada avançou com uma queixa contra os quatro jogadores dos Dragões, queixa essa atendida pelo Conselho de Disciplina da FPF, que castigou o quarteto dos campeões nacionais por "injúrias e ofensas à reputação".

Segundo o comunicado do CD, relativo a vários processos disciplinares agora resolvidos, o assunto foi remetido à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por “eventual lesão da honra, injúrias e ofensas à reputação”.

Depois da instrução do processo, por parte da Comissão de Instrutores, o processo regressou ao CD da FPF, que apresentou proposta de acusação para uma audiência disciplinar, de que os arguidos requereram dispensa.

Além de um jogo de suspensão, cada um dos jogadores terá de pagar uma multa de 510 euros. Já o FC Porto foi multado em 15.300 euros.