O Benfica visita esta quarta-feira o Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, a partir das 19h30, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Os encarnados estreiam-se esta noite na presente edição da competição, enquanto o Vitória de Guimarães vai já para o quarto jogo na prova.
Para chegar até aqui, a equipa de Pepa eliminou o Leixões, por 4-1, na primeira fase e o Casa Pia, por 1-0, na segunda fase.
Além disso, o Vitória de Guimarães já disputou a primeira jornada do grupo A frente ao Sporting da Covilhã, que terminou com uma vitória dos conquistadores por 2-0.
Uma vitória no jogo desta quarta-feira significa o apuramento imediato do Vitória de Guimarães para a 'final four' da Taça da Liga. Já um empate deixa tudo em aberto para a derradeira jornada do grupo A, na qual apenas Benfica e Sporting da Covilhã irão medir forças, com os vimaranenses a ficarem à espera do desfecho desse desafio.
Guia de forma
O Benfica visita o Vitória de Guimarães poucos dias depois de vencer no reduto do Vizela, por 1-0, em jogo a contar para a 9ª jornada do campeonato nacional de futebol.
Mas, nessa mesma semana, os encarnados sofreram uma pesada derrota (4-0) na receção aos alemães do Bayern Munique para a Liga dos Campeões. Antes disso, o Benfica venceu o Trofense, por 2-1, após prolongamento, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Já antes da paragem para os compromissos das seleções, no início de outubro, as águias sofreram a primeira derrota no campeonato frente ao Portimonense, por 1-0.
O Benfica chega a este encontro com 17 jogos realizados em todas as competições: 13 vitórias (76%), dois empates (12%) e duas derrotas (12%).
Por seu lado, o Vitória de Guimarães vem de três vitórias consecutivas: na receção ao Marítimo para a 9ª jornada da I Liga (2-1), na visita ao Oliveira do Hospital para a Taça de Portugal (1-0) e na deslocação a Famalicão para a 8ª ronda (2-1).
A última derrota dos vimaranenses aconteceu precisamente diante do Benfica, por 3-1, na 7ª jornada do campeonato nacional de futebol.
A equipa de Pepa chega a este encontro com 13 jogos disputados em todas as competições: sete vitórias (54%), quatro empates (31%) e duas derrotas (15%).
Histórico de confrontos
Este será o 177.º embate da história entre Vitória de Guimarães e Benfica no conjunto de todas as competições, o 87.º disputado no recinto dos conquistadores. O histórico de encontros é amplamente favorável ao Benfica, que domina tanto em casa como fora.
No geral, as águias somam 123 vitórias (70%), 28 empates (16%) e 25 derrotas (14%), 400 golos marcados e 143 sofridos. Olhando apenas para os encontros disputados em casa dos vitorianos, os encarnados dominam com 50 vitórias (58%), 17 empates (20%) e 19 derrotas (22%).
O Benfica vem de uma sequência de nove vitórias seguidas frente ao Vitória de Guimarães no D. Afonso Henriques. A última derrota do Benfica no 'Castelo' foi a 20 de fevereiro de 2012, na 19.ª jornada da I Liga 2011/12. De lá para cá, são 12 jogos, onze vitórias e apenas um empate.
Contabilizando todos os jogos, o Vitória de Guimarães não ganha ao Benfica há 23 jogos.
De resto, Benfica e Vitória de Guimarães já se defrontaram três vezes em 2021. A primeira em fevereiro para a 17ª. jornada da I Liga 2020/21, que terminou com um nulo no Estádio da Luz.
Depois disso, os encarnados carimbaram duas vitórias por 3-1: na 34ª. jornada da temporada passada e na 7ª ronda da presente época.
O que dizem os treinadores
Pepa, treinador do Vitória de Guimarães: "O que temos de fazer diferente é fazer igual. Essa é a chave: jogarmos iguais a nós próprios. Se quisermos ter protagonismo e bola e soubermos sofrer, estaremos mais próximos de vencer, sem fantasmas do nosso historial recente frente ao Benfica. O grupo quer muito aproveitar esta oportunidade de chegar à ‘final four’ e acredito muito que o vamos conseguir".
Jorge Jesus, treinador do Benfica: "É um jogo com características completamente diferentes, porque normalmente estas equipas, como o Vitória de Guimarães e outras, têm como objetivo conquistar este troféu, assim como a Taça de Portugal. O V. Guimarães ganhou 2-0 ao Covilhã, se perdermos estamos fora. Vamos encarar este jogo como uma decisão, é o jogo que vai com ditar se continuamos ou não na Taça da Liga. Vai ser extremamente difícil, porque o V. Guimarães é uma equipa forte e vai jogar, seguramente, com o melhor onze. Estamos muito confiantes."
Arbitragem
Hugo Miguel foi o árbitro designado para dirigir o encontro desta quarta-feira (19h30) entre Vitória de Guimarães e Benfica, a contar para o Grupo A da Taça da Liga.
O juiz da AF Lisboa terá Bruno Jesus e Ricardo Santos como assistentes, ao passo que Miguel Nogueira será o quarto árbitro.
Refira-se que na fase de grupos da Taça da Liga não há videoárbitro.
Comentários