O Casa Pia recebe o FC Porto esta quinta-feira, em jogo da 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga. Um triunfo por dois ou mais golos de diferença deixará a equipa de Conceição a um empate da final-four. Os casapianos, que afastaram o Vilafranquense e o Boavista da prova, ainda tem hipóteses de seguir em frente.
O técnico dos azuis-e-brancos deverá aproveitar este encontro para dar minutos a jogadores menos utilizados e dar descanso a atletas com mais carga de jogos, também já a pensar no jogo da próxima segunda-feira frente ao Belenenses, no Estádio Nacional.
Para este jogo com os lisboetas, Sérgio Conceição não poderá contar com Romário Baró e Aboubakar, os dois únicos indisponíveis e que não estiveram no treino desta quarta-feira: o avançado fez tratamento e ginásio, o jovem médio fez treino condicionado e ginásio.
Diogo Costa, Mbemba, Diogo Leite, Saravia Manafá, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Fábio Silva e Luis Diáz deverão ser titulares, num onze que deverá ter muitas mexidas.
Rui Duarte e o reencontro com o amigo Conceição
Apesar de a Taça da Liga estar 'feita' para os 'três grandes', os 'pequenos' continuam a sonhar com a fase final da prova. Na antevisão da partida, Rui Duarte, técnico dos casapianos, deu como exemplo o empate do Sporting da Covilhã ante o Ben fica, desta terça-feira, para sublinhar que é possível bater o FC Porto.
"Vamos tentar desfrutar, mas com responsabilidade e para tentar ganhar. Todas as oportunidades são boas para mostramos o nosso valor. Vamos apresentar uma equipa forte, que possa encarar o jogo de forma realista. [O empate entre o Sporting da Covilhã e o Benfica] é um exemplo claro de duas equipas de campeonatos diferentes e prova que pode ser um jogo competitivo", disse o técnico, em conferência de imprensa.
Com poucas possibilidades de seguir em frente na prova, uma vez que perdeu na primeira jornada e o FC Porto já soma três pontos, enquanto o Desportivo de Chaves é líder, com seis pontos em dois jogos, o treinador português reconheceu que o campeonato é a prioridade e que o "clube já alcançou o objetivo" na competição, ao estar presente na fase de grupos, admitindo 'rodar a equipa' contra os ‘dragões’.
"O Sérgio [Conceição] é um treinador bastante intenso. Tive oportunidade de trabalhar com ele, sei bem a intensidade dos treinos dele e dos jogos. Acho que também vamos estar preparados para isso, porque eu também gosto de intensidade. Esperamos um FC Porto bastante agressivo, a querer resolver o jogo desde os primeiros minutos, mas vamos entrar fortes e tentar implementar o nosso jogo", garantiu.
O desafio assinala igualmente o reencontro entre Rui Duarte e Sérgio Conceição, depois de se terem cruzado no Olhanense, quando o primeiro era ainda jogador e o técnico ‘portista' dava os primeiros passos ao comando de uma equipa de futebol.
"O Sérgio é um amigo e uma referência para mim enquanto treinador. Durante o tempo que trabalhei com ele, tive a sorte de poder aprender muita coisa, perceber a sua identidade e o que pretende para as suas equipas. Por isso, é um jogo especial também para mim. É um treinador que não engana. Tudo o que ele quer, faz a equipa transparecer dentro de campo, com atitude e compromisso. E eu trago esses valores também comigo", assinalou.
O Casa Pia, penúltimo classificado da Segunda Liga com apenas sete pontos, estará focado mais no campeonato, onde soma apenas duas vitórias e um empate em 11 partidas.
Diogo Leite alerta: "Vão querer roubar-nos pontos, temos de estar preparados"
Diogo Leite é um dos jogadores que deverá estar no onze de Sérgio Conceição. O jovem defesa central marcou o único golo dos 'dragões' na prova até então, no triunfo por 1-0 em casa frente ao Santa Clara. Na antevisão da partida, Diogo Leite alertou para o facto de o Casa Pia ainda ter hipóteses de seguir em frente.
"O Casa Pia perdeu o primeiro jogo [em casa, com o Desportivo de Chaves], mas ainda tem possibilidade de passar, por isso esperamos um jogo difícil. Eles jogam em casa e vão querer roubar-nos pontos, temos de estar preparados, fazer o nosso jogo e sair de lá com a vitória", apontou.
"Todas as provas em que estamos inseridos temos o objetivo de as vencer, por isso é sempre bom ter um registo de dez jogos sem perder no tempo regulamentar. O ano passado acabámos por perder nos penaltis [na final com o Sporting], mas isso já foi além dos 90 minutos. Estamos bem, temos ganho os jogos da Taça da Liga e queremos continuar assim até ao final. Dependemos só de nós e isso é sempre positivo, por isso, vamos encarar estes dois jogos para vencer", disse o defesa de 20 anos, ao site dos 'dragões'.
Depois deste jogo com o Casa Pia, o FC Porto fecha a fase de grupos em casa no dia 22 de dezembro, recebendo o Desportivo de Chaves, equipa que lidera o grupo com seis pontos em dois jogos.
Histórico de confrontos: quatro jogos, quatro vitórias dos 'dragões' e um... 10-2
Este será o quinto confronto entre estes dois emblemas, que nunca se cruzaram nesta prova. Os anteriores quatro jogos são da Primeira Divisão, numa época em que o Casa Pia batia-se contra os grandes do futebol português. Essa era dourada do emblema de Pina Manique.
O primeiro encontro entre estes dois clubes deu-se a 18 de abril de 1931, com vitória do FC Porto no Campo do Ameal. Numa altura em que o campeonato disputava-se por eliminatórias, os 'dragões' venceram por 2-1, na primeira-mão dos oitavos-de-final. No segundo jogo, nova vitória, agora por 4-2, no Campo do Restelo.
Foi preciso esperar oito anos para novo confronto entre ambos, também para o campeonato, mas numa altura em que a prova já era disputada por jornadas. Foi assim que a 05 de fevereiro de 1939, os azuis-e-brancos 'brindaram' o Casa Pia com um 10-2 no Campo da Constituição, para a 5.ª jornada da Primeira Divisão, num encontro onde brilhou Carlos Nunes com quatro golos. Na segunda volta, nova vitória do 'dragões', agora por 2-1.
O Casa Pia-FC Porto, está marcado para às 20h15 desta quinta-feira, no Estádio Pina Manique, em Lisboa.
Comentários