O Casa Pia recebe o FC Porto esta quinta-feira, em jogo da 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga. Um triunfo por dois ou mais golos de diferença deixará a equipa de Conceição a um empate da final-four. Os casapianos, que afastaram o Vilafranquense e o Boavista da prova, ainda tem hipóteses de seguir em frente.

O técnico dos azuis-e-brancos deverá aproveitar este encontro para dar minutos a jogadores menos utilizados e dar descanso a atletas com mais carga de jogos, também já a pensar no jogo da próxima segunda-feira frente ao Belenenses, no Estádio Nacional.

Para este jogo com os lisboetas, Sérgio Conceição não poderá contar com Romário Baró e Aboubakar, os dois únicos indisponíveis e que não estiveram no treino desta quarta-feira: o avançado fez tratamento e ginásio, o jovem médio fez treino condicionado e ginásio.

Diogo Costa, Mbemba, Diogo Leite, Saravia Manafá, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Fábio Silva e Luis Diáz deverão ser titulares, num onze que deverá ter muitas mexidas.

Fábio Silva deverá ser titular frente ao Casa Pia
Fábio Silva deverá ser titular frente ao Casa Pia créditos: Lusa

Rui Duarte e o reencontro com o amigo Conceição

Apesar de a Taça da Liga estar 'feita' para os 'três grandes', os 'pequenos' continuam a sonhar com a fase final da prova. Na antevisão da partida, Rui Duarte, técnico dos casapianos, deu como exemplo o empate do Sporting da Covilhã ante o Ben fica, desta terça-feira, para sublinhar que é possível bater o FC Porto.

"Vamos tentar desfrutar, mas com responsabilidade e para tentar ganhar. Todas as oportunidades são boas para mostramos o nosso valor. Vamos apresentar uma equipa forte, que possa encarar o jogo de forma realista. [O empate entre o Sporting da Covilhã e o Benfica] é um exemplo claro de duas equipas de campeonatos diferentes e prova que pode ser um jogo competitivo", disse o técnico, em conferência de imprensa.

Com poucas possibilidades de seguir em frente na prova, uma vez que perdeu na primeira jornada e o FC Porto já soma três pontos, enquanto o Desportivo de Chaves é líder, com seis pontos em dois jogos, o treinador português reconheceu que o campeonato é a prioridade e que o "clube já alcançou o objetivo" na competição, ao estar presente na fase de grupos, admitindo 'rodar a equipa' contra os ‘dragões’.

"O Sérgio [Conceição] é um treinador bastante intenso. Tive oportunidade de trabalhar com ele, sei bem a intensidade dos treinos dele e dos jogos. Acho que também vamos estar preparados para isso, porque eu também gosto de intensidade. Esperamos um FC Porto bastante agressivo, a querer resolver o jogo desde os primeiros minutos, mas vamos entrar fortes e tentar implementar o nosso jogo", garantiu.

O desafio assinala igualmente o reencontro entre Rui Duarte e Sérgio Conceição, depois de se terem cruzado no Olhanense, quando o primeiro era ainda jogador e o técnico ‘portista' dava os primeiros passos ao comando de uma equipa de futebol.

Rui Duarte, treinador do Casa Pia
Rui Duarte, treinador do Casa Pia créditos: Casa Pia Atlético Clube

"O Sérgio é um amigo e uma referência para mim enquanto treinador. Durante o tempo que trabalhei com ele, tive a sorte de poder aprender muita coisa, perceber a sua identidade e o que pretende para as suas equipas. Por isso, é um jogo especial também para mim. É um treinador que não engana. Tudo o que ele quer, faz a equipa transparecer dentro de campo, com atitude e compromisso. E eu trago esses valores também comigo", assinalou.

O Casa Pia, penúltimo classificado da Segunda Liga com apenas sete pontos, estará focado mais no campeonato, onde soma apenas duas vitórias e um empate em 11 partidas.

Diogo Leite alerta: "Vão querer roubar-nos pontos, temos de estar preparados"

Diogo Leite é um dos jogadores que deverá estar no onze de Sérgio Conceição. O jovem defesa central marcou o único golo dos 'dragões' na prova até então, no triunfo por 1-0 em casa frente ao Santa Clara. Na antevisão da partida, Diogo Leite alertou para o facto de o Casa Pia ainda ter hipóteses de seguir em frente.

"O Casa Pia perdeu o primeiro jogo [em casa, com o Desportivo de Chaves], mas ainda tem possibilidade de passar, por isso esperamos um jogo difícil. Eles jogam em casa e vão querer roubar-nos pontos, temos de estar preparados, fazer o nosso jogo e sair de lá com a vitória", apontou.

"Todas as provas em que estamos inseridos temos o objetivo de as vencer, por isso é sempre bom ter um registo de dez jogos sem perder no tempo regulamentar. O ano passado acabámos por perder nos penaltis [na final com o Sporting], mas isso já foi além dos 90 minutos. Estamos bem, temos ganho os jogos da Taça da Liga e queremos continuar assim até ao final. Dependemos só de nós e isso é sempre positivo, por isso, vamos encarar estes dois jogos para vencer", disse o defesa de 20 anos, ao site dos 'dragões'.

Depois deste jogo com o Casa Pia, o FC Porto fecha a fase de grupos em casa no dia 22 de dezembro, recebendo o Desportivo de Chaves, equipa que lidera o grupo com seis pontos em dois jogos.

Histórico de confrontos: quatro jogos, quatro vitórias dos 'dragões' e um... 10-2

Este será o quinto confronto entre estes dois emblemas, que nunca se cruzaram nesta prova. Os anteriores quatro jogos são da Primeira Divisão, numa época em que o Casa Pia batia-se contra os grandes do futebol português. Essa era dourada do emblema de Pina Manique.

O primeiro encontro entre estes dois clubes deu-se a 18 de abril de 1931, com vitória do FC Porto no Campo do Ameal. Numa altura em que o campeonato disputava-se por eliminatórias, os 'dragões' venceram por 2-1, na primeira-mão dos oitavos-de-final. No segundo jogo, nova vitória, agora por 4-2, no Campo do Restelo.

Foi preciso esperar oito anos para novo confronto entre ambos, também para o campeonato, mas numa altura em que a prova já era disputada por jornadas. Foi assim que a 05 de fevereiro de 1939, os azuis-e-brancos 'brindaram' o Casa Pia com um 10-2 no Campo da Constituição, para a 5.ª jornada da Primeira Divisão, num encontro onde brilhou Carlos Nunes com quatro golos. Na segunda volta, nova vitória do 'dragões', agora por 2-1.

O Casa Pia-FC Porto, está marcado para às 20h15 desta quinta-feira, no Estádio Pina Manique, em Lisboa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.