O FC Porto entrou a vencer, esta quarta-feira, na Taça da Liga 2019/2020 graças a um golo de Diogo Leite aos 47 minutos de jogo, referente à primeira jornada do Grupo D. Depois da vitória por 2-0 no campeonato, FC Porto e Santa Clara voltaram a defrontar-se e a equipa nortenha voltou a levar a melhor.

Sérgio Conceição optou mesmo por lançar o jovem avançado Fábio Silva no onze do FC Porto, sendo este o mais jovem titular de sempre nos dragões, em todas as competições.

O jogador, de 17 anos e dois meses, já se tinha tornado no futebolista mais novo de sempre a jogar pelo FC Porto em provas da UEFA, ao participar no triunfo sobre o Young Boys (2-1), no grupo G da Liga Europa - entrou aos 81 minutos, para o lugar de Tiquinho Soares. O treinador portista fez mesmo muitas alterações na equipa inicial portista: Diogo Costa; Manafá, Pepe, Diogo Leite e Alex Telles; Mbemba, Bruno Costa e Romário Baró e Nakajima; Soares e Fábio Silva.

Numa primeira parte pautada pelo equilíbrio ofensivo, mas mas com mais solidez construtiva por parte dos homens da casa, o único golo da partida foi apontado apenas no último fôlego do primeiro tempo, aos 47 minutos. Nakajima cruzou para a área e desta vez Diogo Leite cabeceou de maneira certeira - já o tinha tentada anteriormente - e à vontade enviou a bola para o fundo das redes.

O segundo tempo, o FC Porto esteve melhor do que a equipa açoriana, com momentos de maior rasgo, mas a equipa 'nova', misturada com elementos mais rodados, não permitiu maior incidência acutilante na partida, tendo terminada esta com um triunfo pela margem mínima. Porém, importante assinalar, que na reta final do jogo, os jogadores do FC Porto mostraram-se muito desconcentrados no último terço do terreno.

Aos 88 minutos, Fábio Cardoso, do Santa Clara, fez uma entrada muito dura sobre Romário Baró e o médio do FC Porto ficou em enormes dificuldades. O jogador esteve inclusivamente a chorar enquanto recebia assistência médica e teve de abandonar o relvado em maca.

Quatro anos depois - a última vitória na ronda inaugural da fase de grupos da Taça da Liga foi em 2015 diante do Rio Ave - o FC Porto consegue tirar partido do fator casa no arranque da prova.

Em virtude de o outro jogo do grupo - o Casa Pia-Desportivo de Chaves - se disputar apenas em 16 de novembro, os dragões são os primeiros líderes do agrupamento com três pontos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.