O FC Porto venceu hoje o Rio Ave, por 1-0, em jogo da última jornada do grupo D da Taça da Liga, com o Santa Clara a beneficiar do resultado para garantir o apuramento para a 'final four'. Um golo de Pepê, aos 83 minutos, acabou por fazer a diferença no Dragão, sendo que a equipa portista já não tinha hipóteses de seguir em frente.

Com este resultado, o Santa Clara garantiu o primeiro lugar do grupo, com quatro pontos, seguido do FC Porto com três e do Rio Ave com um. A equipa açoriana vai agora defrontar o Sporting nas meias-finais, enquanto o Benfica, também apurado, ainda aguarda para conhecer o adversário.

Veja o resumo

Sérgio Conceição, que não esteve no banco por castigo, mudou por completo a equipa que venceu o SC Braga no último domingo, tendo promovido as estreias absolutas do guarda-redes Cláudio Ramos e dos centrais João Marcelo e Zé Pedro. No Rio Ave, pese embora as hipóteses que ainda existiam, só Zé Manuel se manteve no onze.

O primeiro sinal de perigo veio da equipa da casa, aos 10 minutos, num remate em jeito de Sérgio Oliveira, com a bola a passar muito perto da trave. Aos 29' Nanu apareceu a cabecear perto da baliza, após cruzamento de Corona na esquerda.

O FC Porto tinha mais iniciativa, com o Rio Ave a não conseguir lançar os seus homens mais rápidos, mas o golo tardava em aparecer. Aos 36' Fábio Vieira isolou Corona, que arrancou pelo flanco e disparou para uma grande defesa de Léo Vieira. Na recarga, o mexicano atirou ao poste.

Já perto do intervalo, Fábio Vieira descobriu Corona na grande área, mas a defesa vila-condense aliviou para canto. O médio-ofensivo, que estava a ser um dos mais ativos em campo, deixou Toni Martínez em excelente posição para marcar, aos 49', mas o remate do espanhol foi defendido com o pé por Léo Vieira.

Gonçalo Borges, Bernardo Folha e João Mendes também se estrearam pela equipa principal do FC Porto e Pepê, que tinha entrado aos 60 minutos, acabou por dar a vitória aos 'dragões', já na reta final. No seguimento de uma grande defesa de Cláudio Ramos, a bola chegou a Gonçalo Borges, que foi pela direita, cruzou e Pepê aproveitou o desvio incompleto de Léo Vieira para emendar de cabeça para o 1-0.