O lisboeta Pedro Proença vai arbitrar o Benfica pela terceira em 2010/2011, depois de dirigir duas derrotas “encarnadas”, e estrear-se na Taça da Liga e em jogos do Paços de Ferreira, sábado, na final, em Coimbra.

Proença começou a temporada a 21 de Agosto, dirigindo o Nacional-Benfica, da segunda jornada da Liga, que terminou com a vitória dos insulares por 2-1, voltando a apitar os “encarnados” na goleada por 5-0 sofrida no reduto do FC Porto, da 10.ª ronda, a 07 de Novembro.

Dos 17 jogos arbitrados esta temporada - oito para a Liga, oito para a Liga de Honra e um para a Taça de Portugal -, o juiz de Lisboa ainda não dirigiu nenhum do Paços de Ferreira, nem qualquer embate da quarta edição da Taça da Liga.

O lisboeta já mostrou 125 cartões amarelos e expulsou seis jogadores, cinco por acumulação e apenas o defesa brasileiro do Benfica Luisão, no Estádio do Dragão, com um cartão vermelho directo.

Antes do “clássico” da primeira volta, Proença, de 40 anos e árbitro desde 1988/89, já tinha dirigido outros dois jogos entre FC Porto e Benfica, que terminaram empatados a um golo.

A 01 de Abril de 2007, na Luz, apitou um jogo sem polémicas: Pepe, no final da primeira parte, deu avanço ao FC Porto, mas Lucho Gonzalez acabaria por marcar na própria baliza, aos 83 minutos, após um cabeceamento de David Luiz.

Quase dois anos depois, a 08 de Fevereiro de 2009, no Dragão, novo empate, mas mais polémico.

Depois de Yebda ter colocado o Benfica a vencer em cima do intervalo, o FC Porto acabaria por chegar ao empate, por Lucho Gonzalez, na marcação de uma grande penalidade, que puniu uma alegada falta sobre Lisandro Lopez, que acabaria por ser castigado pela simulação.

O árbitro lisboeta já arbitrou dois “derbies” lisboetas, com o Benfica a perder em 2004 frente ao Sporting, por 3-1, e a empatar a zero na última temporada.

Pedro Proença também já dirigiu dois “clássicos” FC Porto-Sporting, com os “dragões” a empatarem a uma bola em 2006 e a vencerem por 1-0 no ano seguinte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.