Um golo de cabeça de Berger, numa jogada de insistência, permitiu hoje à Académica levar de vencida o Oriental, da II Divisão, por 1-0, e qualificar-se para quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

Em relação à formação que alinhou na semana passada em Penafiel para a Taça da Liga, o técnico Pedro Emanuel procedeu a quatro alterações na Académica: chamou o central Abdoulaye, o estreante Flávio Ferreira, o médio Danilo e o extremo Diogo Valente para os lugares de João Real, Habib, Júlio César e do castigado Éder.

A equipa da casa começou a partida toda balanceada para o ataque, a criar imensas oportunidades de golo, quer por Rui Miguel a abrir, quer por Diogo Valente, que pôs à prova os reflexos do guardião Mota por duas vezes (2 e 09 minutos). Mota esteve em plano de destaque, com um bom punhado de defesas, a evitar que os lisboetas saíssem de Coimbra com uma pesada derrota.

Também o "gigante" Abdoulaye cabeceou lá nas alturas, aos 20 minutos, mas, uma vez mais, Mota opôs-se com uma defesa para a frente, evitando o golo.
Antes do único golo da partida, à passagem da meia hora, resultante de uma recarga de Berger, após a marcação de um livre de Adrien a tabelar em Abdoulaye e o esférico a embater no poste direito, a equipa de Marvila, em contra-ataque, poderia ter feito "estragos" na baliza contrária, quer por intermédio de Hugo Rosa, a obrigar Ricardo a estirar-se (22), quer por Vítor Afonso, a lançar uma "bomba" por cima da barra (28).

Perto do intervalo, Sissoko, de primeira, obrigou novamente Mota a uma defesa de recurso para canto.

No segundo tempo, manteve-se o figurino. O endiabrado Sissoko obrigou novamente Mota a defesa de recurso, aos 58, mas, logo a seguir, Hugo Rosa poderia ter empatado a contenda, numa jogada individual, cortada "in extremis" por um defesa academista.

Até ao fim, apesar da toada ofensiva da equipa da casa, com o recém-entrado Diogo Melo em grande destaque, os homens de Marvila nunca baixaram os braços e criaram alguns calafrios à equipa do escalão superior, satisfazendo os poucos, mas ruidosos adeptos da zona oriental da capital.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.