Filme do Jogo
O FC Porto garantiu um lugar na final da Taça de Portugal ao vencer, esta quinta-feira, por 1-0 o Sporting na segunda mão da meia-final da prova, disputado no Estádio do Dragão. Toni Martínez foi o autor do golo, precisando apenas de um minuto para marcar. A este resultado junta-se a vitória (2-1) em Alvalade na primeira mão e faz com que os dragões marquem presença no Jamor para disputar o troféu com o Tondela, que eliminou o Mafra.
Apesar das duas equipas se apresentarem com elementos rotinados, o jogo começou numa toada morna, com ambas a evitarem correr riscos, precipitando um futebol muito ‘embrulhado’ no meio-campo e sem evidentes situações de golo.
Ainda assim, os leões conseguiam ser um pouco mais aventureiros a tentarem pisar terrenos mais adiantados, mas, invariavelmente, deparavam-se com um FC Porto bem organizado na defesa, concedendo poucos espaços.
Isto na primeira parte, já que na segunda, e com mais posse de bola e oportunidades de golo, os dragões mandaram no desafio, e, sem surpresa, chegaram à vantagem, já aos 82, num remate de Toni Martínez, que tinha sido lançado no jogo um minuto antes.
O Sporting já não teve força para recuperar deste golpe, e acabou mesmo por ficar reduzido a dez unidades, aos 89 minutos, com expulsão, com vermelho direto, a Pedro Porro, permitindo que, até ao final, fosse o FC Porto a rondar o segundo golo.
Uma segunda parte com melhor futebol do que a primeira. Mesmo assim, um jogo sem grande espetáculo, muitas faltas e muitos assobios vindos das bancadas. Tudo ingredientes de um clássico do futebol português.
O momento
O melhor, para os cerca de 47 mil adeptos portistas presentes no estádio, estava reservado para os últimos minutos. Excelente passe de Pepe para grande recepção de Toni Martínez, acabado de entrar, e o espanhol atirou para dentro da baliza leonina. O lance foi inicialmente anulado por fora de jogo, Nuno Almeida aguardou pela análise do VAR e reverteu a decisão, valendo o golo.
Veja o resumo da partida
Veja as melhores imagens da partida
A figura
Ser capaz de resolver um clássico em apenas um minuto ou é sorte ou é talento. Toni Martínez tem jogado poucos minutos, mas tem-se mostrado decisivo quando lançado por Sérgio Conceição. Já o tinha sido em fevereiro na Liga Europa com a Lazio. Desta vez, o avançado espanhol decidiu o clássico numa altura que é noticiado o interesse por parte dos espanhóis do Granada.
As reações
Rúben Amorim explica ausência de Slimani, Coates fala em "autocrítica"
Sérgio Conceição diz que Pepe "merecia estar no clássico", Toni Martínez comenta golo relâmpago
Pinto da Costa: "Este jogo foi uma lição do que é a inteligência no futebol"
Comentários