O Benfica regressa à competição, após as paragens para as seleções, com a vitória no 'dérbi eterno' ainda bem presente na mente dos benfiquistas. Vitória essa que fez esquecer o período conturbado e de contestação a Roger Schmidt, depois da derrota por 3-1 frente à Real Sociedad, que ditou a eliminação na Liga dos Campeões, competição onde ainda não conseguiram somar pontos.

O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal ditou que as águias encontrassem o Famalicão, sétimo classificado da Primeira Liga. Embora os encarnados sejam os recordistas da competição, com 26 taças, o Benfica não consegue conquistar a prova rainha desde a época 2016/2017, na altura ao comando de Rui Vitória.

Momento de forma: Benfica e Famalicão com goleadas ainda na memória

Tanto Benfica, como Famalicão tiveram que jogar apenas uma eliminatória para chegarem à quarta ronda da Taça de Portugal, em jogos com vitórias tranquilas e com muitos golos.

O Famalicão tem ainda bem presente a goleada, por 5-0, frente ao Camacha, do Campeonato de Portugal, já que o jogo teve de ser remarcado para a semana passada, dia 18 de novembro, por causa das condições climáticas. A equipa famalicense teve uma vitória tranquila com golos de Francisco Moura, Gustavo Sá, Alex Dobre e Pablo Felipe (que apontou um bis).

Jogos recentes SL Benfica

Já o Benfica, viajou até aos Açores para defrontar o Lusitânia, equipa do quarto escalão do futebol português, e sem surpresas goleou por 4-1, apesar do 'susto' que águias apanharam no final do primeiro tempo, quando a equipa da casa conseguiu reduzir para 1-2. Arthur Cabral e Tiago Gouveia estrearam-se a marcar pelas águias, num jogo que também contou com golos de João Mário e Rafa.

Se nos focarmos no campeonato, o Benfica vem com uma motivação extra depois de conseguir uma vitória, imprória para cardíacos, frente ao rival, Sporting, que lhe permitiu tomar de assalto o primeiro lugar da Primeira Luga, embora esteja em igualdade pontual com os leões. João Neves e Tengsted marcaram os golos da reviravolta nos últimos minutos do encontro, já no tempo de compensação, altura em que as águias perdiam por 1-0.

O Famalicão vem de um resultado menos positivo, depois do empate, sem golos, frente ao Vizela, o atual 14º classificado do campeonato. Contudo, os famalicenses estão confortáveis na tabela classificativa, no sétimo lugar, com 16 pontos, os mesmos do Farense, oitavo classificado.

A paragem para as seleções trouxe boas notícias para Roger Schmidt já que Kokçu e Bernat voltam a estar aptos para ir a jogo. O médio turco e o lateral-esquerdo espanhol integraram, na quarta-feira, pela primeira vez desde que pararam de competir, os treinos sem limitações. Também Peter Musa que regressou mais cedo da concentração com a seleção croata por gestão de esforço, poderá ir a jogo.

Assim, no boletim das águias constam apenas o jovem guarda-redes, André Gomes, o extremo, David Neres e o lateral-direito, Alexander Bah. Desta forma, o técnico alemão continuará a apostar em Aursnes para a posição de lateral-direito, uma vez que tem sido a alternativa mais utilizada para colmatar a ausência do dinamarquês. João Neves também chegou a servir de alternativa a Bah, mas num sistema com três centrais.

Histórico de confrontos: Benfica é rei de vitórias na prova rainha

Na Luz iremos assistir ao 25.º duelo entre Benfica e Famalicão, num histórico em que Benfica é rei: 19 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, 63 golos marcados e 16 sofridos.

A maior vitória dos encarnados frente ao conjunto minhoto ocorreu na temporada de 1993/94, numa goleada das antigas por 8-0. Nas oito derrotas dos famalicenses no terreno dos Encarnados, três foram goleadas.

Dos doze jogos na Luz, só em cinco ocasiões o Famalicão marcou. Curiosamente, uma delas foi na Taça de Portugal, na época 2019/2020, jogo em que os famalicenses ainda tiveram a vencer, por 1-2, com golos de Pote e Toni Martinez. Mas, Gabriel acabou por carimbar a vitória do Benfica, aos 90+5'.

Se nos focarmos apenas na Taça de Portugal, a história também sorri aos encarnados. Esta será a quarta vez que as equipas se defrontam na competição, com três vitórias a favor das águias e um empate.

Jogos recentes FC Famalicão

O que disseram os treinadores:

Roger Schmidt, treinador do Benfica

"Estou muito satisfeito por esta pausa ter terminado. É muito exigente para todos, especialmente, para os jogadores. Finalmente, podemos focar-nos a 100% no Benfica até março. Nos próximos meses, só jogamos aqui, o que é bom para nós, para criar um bom fluxo, melhorar e evoluir. Agora, teremos o primeiro jogo após a pausa, e é um jogo de Taça. Jogamos contra um grande adversário; estão a fazer uma boa temporada, são muito compactos e disciplinados taticamente, não sofreram muitos golos e são perigosos no ataque. Os jogos de Taça têm sempre histórias especiais, mas temos grandes objetivos. Queremos conquistar a Taça, esta temporada, e estamos preparados para lutar por chegar à próxima ronda"

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão

“Não temos medo. Acreditamos na nossa ideia, os jogadores acreditam, trabalham para correr bem durante o jogo. É isso que vamos fazer. Sabemos a forma como o Benfica tenta pressionar e defender. Vamos tentar explorar alguns espaços, tentar condicionar algumas zonas do campo e pressionar o Benfica com a bola. Onde o Benfica nos pode ferir é com a qualidade individual, capacidade coletiva que, em todos os jogos, aparece”.

O quinto encontro as duas equipas para a Taça de Portugal terá arbitragem de Manuel Oliveira.

Numa noite em que o Benfica tem obrigação de ganhar para poder voltar a ambicionar com um regresso a uma final no Jamor, o Famalicão vai tentar fazer aquilo que nunca fez: vencer os encarnados na Luz.

Águias e famalicenses encontram-se no Estádio da Luz, pela primeira vez esta época, às 20h45, poderá acompanhar o jogo AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.