O Penafiel, da II Liga, goleou hoje o Tocha por 4-1, em jogo da segunda eliminatória da Taça de Portugal, disputado no terreno do clube da Divisão de Elite da Associação de Futebol de Coimbra.

O Penafiel colocou-se em vantagem com os golos de Suker (31 e 51), que foi ampliada na segunda parte com um golo de Skuka (66). O Tocha ainda reduziu por Bruno Dias (71), mas um golo de Gabriel Barbosa sentenciou o triunfo do Penafiel (77).

Apesar do domínio do Penafiel, foi o Tocha quem deu o primeiro sinal de perigo, num rápido lance de contra-ataque, com Xavi a surgir à entrada da área e a rematar colocado, com a bola a sair muito perto do poste da baliza de Filipe Ferreira, aos 12 minutos.

A equipa de Hélder Cristóvão colocou-se em vantagem aos 31 minutos, quando Pedro Vieira recuperou a bola em zona defensiva do Tocha, servindo Suker na área, que com a baliza à sua mercê inaugurou o marcador.

Antes do intervalo, o guarda-redes João Rebola evitou que o Penafiel ampliasse a vantagem ao negar por duas vezes (34 e 39) o golo a Suker.

No arranque da segunda parte, o avançado cabo-verdiano ‘bisou’ no jogo ao desviar de forma eficaz um cruzamento de Bruno Pereira, na esquerda do ataque do Penafiel, aos 51 minutos.

O Penafiel intensificou o seu domínio e acabou por ampliar a vantagem aos 66 minutos, após uma jogada individual de Skuka, que culminou com um remate colocado, batendo o guarda-redes João Rebola.

Pouco depois, o Tocha reduziu a desvantagem quando Bruno Dias aproveitou um ressalto à entrada da área colocar a bola no fundo da baliza de Filipe Ferreira com um remate forte.

O Penafiel manteve a sua postura ofensiva até ao final da partida e aumentou a diferença no marcador com um golo de Gabriel Barbosa, após um remate colocado à entrada da área, aos 77 minutos.

Jogo no Complexo Desportivo da Tocha

Tocha-Penafiel: 4-1

Ao intervalo: 0-1

Marcadores:

0-1, Suker, aos 31 minutos.

0-2, Suker, 51.

0-3, Skuka, 66.

1-3, Bruno Dias, 71.

1-4, Gabriel Barbosa, 77.

Ficha de jogo

Equipas:

- Tocha: João Rebola, Viveiros, Juliano, Kiko, Tomás Lima, Pedro Cruz, Bruno Barbosa (Ruben Tabanez, 54), Traoré (Christian, 73), Xavi (Djaló, 73), Leonardo Gil (Hugo, 54) e Marcello Silva (Bruno Dias, 62).

(Suplentes: Tiago Melo, Christian, Bruno Dias, Ruben Tabanez, Djaló, Hugo e Lavilson).

Treinador: Rui Rovira.

- Penafiel: Filipe Ferreira, Gonçalo Negrão, Gustavo Fernandes, Diogo Brito, Bruno Pereira, Ewerton (Gabriel Barbosa, 46), Batista (Robinho, 60), Reko, Pedro Vieira (Zé Leite, 60), Fatai (João Leal, 67) e Suker (Skuka, 60).

(Suplentes: Baldé, Maga, João Miguel, João Silva, João Leal, Robinho, Zé Leite, Gabriel Barbosa e Skuka).

Treinador: Hélder Cristóvão.

Árbitro: Halim Shirzad (AF Santarém).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fatai (50), Traoré (65), João Leal (72) e Ruben Tabanez (86).

Assistência: cerca de 500 espetadores.