O Benfica conseguiu, esta quinta-feira, a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal ao bater o Sertanense, oitavo classificado da série C do terceiro escalão, por 3-0 na terceira eliminatória da prova, disputada na casa emprestada da Académica de Coimbra.

Quanto ao onze, Rui Vitória decidiu apostar em jogadores 'menos rodados' do seu plantel, mas mantendo jogadores como Rafa, Jonas e Rúben Dias para dar solidez ao futebol. Eis a equipa inicial do Benfica: Svilar; Corchia, Samaris, Rúben Dias e Yuri Ribeiro; Alfa Semedo, Gabriel e Gedson; Zivkovic, Rafa e Jonas.

O primeiro remate foi de Zivkovic, com o guarda-redes Rafael a defender para a frente e, na recarga, Rafa Silva não falhou, atirando mesmo para o fundo da baliza do Sertanense.

O avançado internacional português continua a atravessar uma boa fase, tendo marcado dois golos na sexta jornada da I Liga em Chaves e, na semana passada, em representação da seleção, esteve no lance de um dos golos de Portugal na Polónia.

Logo aos 5 minutos, Jonas colocou a bola dentro da baliza, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo. Num lance que começou num remate de Rafa, Rafael defendeu para a frente e apareceu Jonas para a emenda, mas em posição irregular.

No início do segundo tempo, o Benfica, sem dificuldades, chegou ao 2-0, com um grande golo de Gedson Fernandes aos 53’, enchendo o pé e a atirar do meio da rua, sem hipótese de defesa para o guarda-redes do Sertanense.

Depois de tanto tentar, Jonas conseguiu o que tanto procurava, o golo, tendo chegado aos 68 minutos. Yuri Ribeiro tocou para o avançado brasileiro e, já na área, rematou à meia-volta, entrando junto ao poste.

Destacar ainda a entrada de Jota no Benfica, sendo a estreia absoluta do jovem extremo, isto quando faltavam 15 minutos para os 90.

Com este triunfo sem problemas, o Benfica é a primeira equipa apurada para a próxima fase da Taça de Portugal. Rui Vitória pode respirar de alívio, até porque as exibições dos 'encarnados' nas últimas edições da competição têm tido pouco brilho e a equipa tem mesmo mostrado dificuldades em bater  os 'pequenos'.

Terça-feira é noite de novo desafio, este mais desafio, não fosse o Benfica enfrentar os holandeses do Ajax para a Liga dos Campeões.