Depois de ter eliminado o Paços de Ferreira nos oitavos de final da Taça de Portugal, o Famalicão enfrenta agora o Sporting, grande candidato a conquistar a competição. No entanto, a formação do Campeonato Nacional de Seniores (CNS) contabiliza cinco vitórias em cinco jogos e também quererá seguir em frente para atingir a sua melhor classificação de sempre, que em caso de vitória será a meia-final de uma prova onde já contabiliza 158 jogos no currículo.

A formação surpresa da edição 2014/15 da prova rainha em Portugal terá agora de defrontar o Sporting, clube que curiosamente encontrou em 1945/46 e que na altura foi “cilindrada” por uns expressivos 11-0 quando se disputavam as “meias”. Na equipa lisboeta da altura brilhavam os cinco violinos e os “leões” comandavam o panorama do futebol nacional, tendo acabado mesmo por vencer a prova ao derrotar o Atlético (4-2) na final.

Esta época, o Famalicão iniciou o seu percurso na Taça de Portugal com uma vitória por três golos sem resposta sobre o FC Ferreiras, clube que também milita no CNS, quando ainda se disputava a 1.ª eliminatória da competição. Seguiu-se uma visita a Viseu para enfrentar o Académico local e a sorte voltou a sorrir aos homens orientados por Daniel Ramos, com um triunfo por 2-1.

Na 3.ª eliminatória, que já contava com clubes da primeira divisão, o Famalicão recebeu e bateu o Sp. Pombal pelos mesmos 2-1 da fase anterior e seguiu-se o Fafe, turma que acabou goleada por 4-0. A 2.ª classificada da série B do CNS teve, então, o seu adversário mais complicado na eliminatória anterior, mas acabou por atirar para fora da taça o Paços de Ferreira (2-1), seguindo para os quartos de final da prova onde agora defrontará o Sporting.

Ao longo da sua história, o FC Famalicão já disputou a 1.ª divisão em seis ocasiões, sendo que a última aconteceu em 1993/94. Nessa temporada acabou relegada para a segunda liga depois de não conseguir mais do que o penúltimo lugar (17.º) na tabela classificativa.

A última vez que as duas turmas se encontraram foi em 2011/12, na 3.ª eliminatória, que os sportinguistas acabaram por vencer por 2-0. Os famalicenses nunca conseguiram bater os “verdes e brancos” na competição, somando seis derrotas no mesmo número de confrontos. Já para o campeonato, nas 12 partidas em que se encontraram, o melhor que o Famalicão conseguiu foram dois empates (1991/92 e 93/94) e dez derrotas.

Atravessando uma boa fase, os minhotos levam seis vitórias nos últimos seis jogos e contabilizam uma média de cerca de dois golos marcados (1,96) e um sofrido (0,65) por encontro.

O experiente médio de 34 anos, Mércio Silva, tem sido um importante esteio na equipa, sendo o melhor marcador na Taça de Portugal, com três golos em quatro partidas. O avançado Chico Silva, com dois golos em outros tantos jogos na competição é outro dos responsáveis pela boa campanha que a turma do distrito de Braga tem vindo a protagonizar.

Esperança não falta a uma equipa que tem protagonizado uma boa campanha e quererá confirmar diante do um dos maiores clubes portugueses que a recente caminhada não é obra do acaso.