Depois da conquista do campeonato, o FC Porto quer fechar a época com chave de ouro, conquistando a Taça de Portugal na final frente ao Benfica, que este ano, ao contrário do que é habitual se joga longe do Jamor e de bancadas despidas em Coimbra.

Os 'dragões' chegam à sua 31.ª final da 'Prova Rainha' no jogo que fecha uma época marcada pela conquista do 29.º título de campeão nacional dos 'azuis-e-brancos'. O conjunto de Sérgio Conceição procura colocar fim a uma seca de nove anos sem conquistar a Taça de Portugal, carimbando a 'dobradinha' em 2019/2020.

No caminho para a final, o FC Porto somou duelos com uma equipa do Campeonato de Portugal, duas da Segunda Liga e duas do principal escalão do futebol nacional. Recorde o caminho do 'dragão' até à final.

3.ª Eliminatória: Coimbrões 0-5 FC Porto

Numa curta deslocação a Vila Nova de Gaia, o FC Porto goleou o Coimbrões, equipa do Campeonato de Portugal, por 5-0. Luis Diaz bisou na partida e Fábio Silva fez história, tornando-se no mais jovem marcador da história dos portistas.  Mbemba e Soares marcaram os outros dois tentos da partida.

4.ª Eliminatória: FC Porto 4-0 Vitória de Setúbal

No primeiro duelo com uma equipa da Primeira Liga nesta edição da Taça de Portugal, o FC Porto recebeu e goleou o Vitória de Setúbal por 4-0 no Estádio do Dragão. Mbemba e Fábio Silva deixaram a equipa com uma vantagem confortável ainda antes do intervalo. No segundo tempo, um autogolo de Jubal (56') e um golo de Marega (59') fecharam o resultado.

Oitavos-de-final: FC Porto 1-0 Santa Clara

Foi no meio de um temporal que o FC Porto recebeu os açorianos do Santa Clara. A depressão Elsa passava por Portugal mas a bola continuava a rolar (mesmo que pouco, devido ao encharcado relvado do Dragão). Nakajima fez o único tento da partida, aos 28 minutos. Depois da tempestade, os 'quartos'.

Quartos-de-final: FC Porto 2-1 Varzim

Na visita ao Estádio do Dragão, o Varzim, da II Liga, fez aquilo que nenhuma equipa nacional tinha conseguido até aquela altura: marcar em casa do FC Porto. Sete minutos depois de Soares marcar o primeiro do jogo, a favor dos da casa aos 28 minutos, Hugo Gomes, na cobrança de um livre, fez o empate para os poveiros. Contudo, Marcano, aos 41 minutos, recolocou os 'dragões' em vantagem no marcador, que não voltou a mexer mais até ao apito final.

Meia-final 1.ª mão: Académico de Viseu 1-1 FC Porto

Na visita ao Estádio do Fontelo, o FC Porto não foi além de um empate com o Académico de Viseu, da II Liga, deixando tudo em aberto para a segunda mão no Dragão. Zé Luís colocou os portistas em vantagem aos 59 minutos, mas João Mário, aos 70', empatou a partida.

Meia-final 2.ª mão: FC Porto 3-0 Académico de Viseu

Depois do empate, o FC Porto confirmou a condição de favorito e bateu o Académico de Viseu em casa por 3-0, carimbando passagem para a segunda final da Taça de Portugal consecutiva. Alex Telles colocou os 'dragões' em vantagem à passagem do minuto 19, através da conversão de uma grande penalidade. Já no segundo tempo, o 'dragão' aumentou a vantagem com golos de Zé Luís (64') e Sérgio Oliveira (72'), colocando o FC Porto na final, com um agregado de 4-1 contra o emblema de Viseu.

Benfica e FC Porto jogam a 80.ª final da Taça de Portugal a partir das 20h45 do próximo sábado. A partida disputa-se no Estádio Cidade de Coimbra e será à porta fechada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.