JANEIRO

Dia 12

O Benfica conquista a sua terceira Taça da Liga de futsal, ao vencer na final o Sporting por 5-4, em final a 8 disputada no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

A tenista norte-americana Serena Williams conquista, em Auckland, o primeiro título em cerca de três anos, ao vencer na final a compatriota Jessica Pegula, 82.ª do 'ranking' mundial.

Dia 14

O treinador Petit assume o comando técnico do Belenenses SAD, clube da I liga portuguesa de futebol, substituindo Pedro Ribeiro.

Dia 17

O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquista a terceira vitória no Rali Dakar de todo-o-terreno, aos 57 anos, batendo o catari Nasser Al-Attiyah (Toyota) e o francês Stéphane Peterhansel (Mini), que foi navegado pelo português Paulo Fiúza.

Dia 18

O treinador António Folha apresenta a demissão do comando técnico do Portimonense, após perder na deslocação ao campo do Desportivo das Aves, por 3-0, em encontro da 17.ª jornada da I Liga de futebol.

O ex-vice-presidente Paulo Gomes, líder da lista D, é eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos.

Dia 19

A Oliveirense vence o Benfica por 83-81 e reconquista a Taça Hugo dos Santos de basquetebol na final disputada em Sines.

Dia 25

O Sporting de Braga vence o FC Porto por 1-0 e conquista a Taça da Liga em futebol.

A seleção portuguesa de andebol termina o Europeu na sexta posição, em Estocolmo, na Suécia.

Dia 26

A Espanha revalida o título de campeã europeia de andebol masculino, ao derrotar a seleção da Croácia, por 22-20, na final disputada em Estocolmo, na Suécia.

Dia 30

O Manchester United oficializa a contratação de Bruno Fernandes (ex-Sporting), com o internacional português a assinar um contrato válido por cinco épocas e meia com o clube da I Liga inglesa de futebol.

Dia 31

O Sporting de Braga e o FC Barcelona confirmam acordo para a transferência de Trincão por perto de 31 milhões de euros, com efeito a partir da próxima época.

FEVEREIRO

Dia 01

A tenista norte-americana Sofia Kenin conquista o seu primeiro título do 'Grand Slam', ao vencer a espanhola Garbiñe Muguruza na final do Open da Austrália, primeiro 'major' da temporada, em três ‘sets’.

Dia 02

O tenista sérvio Novak Djokovic conquista, pela oitava vez, o título do Open da Austrália, primeiro 'major' da temporada, depois de bater na final o austríaco Dominic Thiem.

Dia 04

O português José Peseiro é anunciado como novo selecionador da Venezuela.

Dia 10

Paulo Sérgio é anunciado como novo técnico do Portimonense, sucedendo a António Folha, que abandonou o clube em janeiro, após a 17.ª jornada da I Liga de futebol.

Dia 14

O campeão inglês de futebol Manchester City é banido por duas épocas das competições europeias devido ao incumprimento de regras do ‘fair play’ financeiro.

Dia 16

O avançado do FC Porto Marega recusa-se a permanecer em jogo e abandona o campo, ao minuto 71, após ter sido alvo de insultos racistas por parte de adeptos do Vitória de Guimarães, numa altura em que os “dragões” venciam por 2-1, resultado com que terminou o encontro da 21.ª jornada da liga.

O Sporting de Braga vence os russos Spartak Moscovo, por 8-3, na final do Mundialito de clubes de futebol de praia, que decorreu em Moscovo, na Rússia, revalidando o título.

Dia 17

O Ministério Público instaura um inquérito relacionado com os cânticos e insultos racistas dirigidos ao futebolista Moussa Marega no jogo Guimarães-FC Porto para o campeonato nacional.

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaura um processo contraordenacional na sequência do incidente com o futebolista maliano do FC Porto Marega, condenando os insultos racistas dirigidos ao avançado.

O espanhol Iker Casillas anuncia que se vai candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol, confirmando o fim próximo da carreira profissional.

Dia 22

O Flamengo de Jorge Jesus conquista a Taça Guanabara em futebol, ao derrotar na final o Boavista por 2-1.

Dia 23

O belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) conquista a 46.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, ao vencer o contrarrelógio da quinta e última etapa, em Lagoa.

Dia 26

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquista a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

A portuguesa Maria Martins conquista a medalha de bronze na disciplina de scratch no campeonato do Mundo de ciclismo de pista, em Berlim.

O Sporting de Braga perde por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição.

Dia 27

O Benfica empata em casa com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, por 3-3, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, e é eliminado da competição.

O Sporting perde por 4-1, após prolongamento, frente aos turcos do Basaksehir, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, e é eliminado da competição.

O FC Porto é eliminado da Liga Europa de futebol, ao perder com o Bayer Leverkusen por 3-1, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da competição, disputado no Estádio do Dragão.

Dia 28

O Leixões é condenado a dois anos de proibição de participar na I e II ligas, no âmbito do julgamento do processo denominado de Jogo Duplo, relacionado com viciação de resultados no futebol profissional português.

Dia 29

A atleta Auriol Dongmo (Sporting) melhora o recorde nacional do lançamento do peso, ao alcançar 18,37 metros no campeonato de Portugal de atletismo em pista coberta, em Pombal.

MARÇO

Dia 04

O Sporting e o treinador da equipa principal de futebol, Silas, revogam o contrato que os ligava até final desta temporada.

Custódio, treinador dos juvenis do Sporting de Braga, é anunciado como novo técnico da equipa principal.

Dia 05

O jogador português Gelson Martins, do Mónaco, é suspenso por seis meses devido a empurrões ao árbitro da partida entre monegascos e Nimes, em fevereiro.

O Sporting, da I Liga de futebol, confirma a contratação do treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga, por 10 milhões de euros.

Dia 08

A Academia José Moreira/FC Porto revalida o título da Taça de Portugal de voleibol feminino, ao derrotar o Clube K, por 3-0, no encontro decisivo da ‘final four’, disputada no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.

O Quinta dos Lombos conquista pela segunda vez a Taça de Portugal de basquetebol feminino, ao derrotar na final o União Sportiva, por 68-56, em Torres Novas.

Dia 09

O Governo italiano decide suspender de forma temporária o campeonato italiano de futebol, devido ao surto de covid-19.

Dia 11

A Alemanha conquista a 27.ª edição da Algarve Cup, dada a impossibilidade de a Itália disputar a final da competição de futebol feminino.

Dia 12

Os jogos da I Liga e II Liga de futebol são suspensos, por tempo indeterminado, devido à pandemia de covid-19.

Dia 17

O Euro2020, que deveria decorrer entre 12 de junho e 12 de julho e no qual a seleção portuguesa defende o título, é adiado para 2021, devido à pandemia de covid-19.

Dia 26

O português Jorge Braz é eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor selecionador de futsal do mundo.

ABRIL

Dia 24

A seleção portuguesa de andebol recebe uma das vagas ainda em aberto para o Mundial de 2021, a disputar no Egito, depois da federação europeia ter anulado os ‘play-offs’ de apuramento devido à pandemia de covid-19.

Dia 30

O campeonato francês 2019/20 é oficialmente cancelado, devido à pandemia de covid-19, sendo o título de campeão atribuído ao Paris Saint-Germain, que lidera a prova.

Os clubes angolanos decidem por unanimidade anular o campeonato de futebol Girabola, interrompido em março devido a pandemia da covid-19, para salvaguardar a saúde e os gastos avultados com atletas cujos contratos expiram em maio.

MAIO

Dia 02

O Vizela (Série A) e o Arouca (B), os dois clubes que totalizavam mais pontos na altura da suspensão do Campeonato de Portugal, são indicados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para ascenderem a II Liga.

Dia 04

A Federação Portuguesa de Râguebi decreta o final dos campeonatos nacionais de seniores sem atribuição de títulos de campeão, devido à pandemia de covid-19.

Dia 05

O espanhol Carlos Sainz é eleito o maior piloto da história dos mundiais de ralis, numa votação promovida pelo site oficial da competição (www.wrc.com), arrecadando 57,28% dos votos contra os 42,72% do francês Sébastien Loeb.

A direção da Liga de clubes decide as subidas de Nacional e Farense à I Liga portuguesa de futebol e as despromoções de Cova da Piedade e Casa Pia ao Campeonato de Portugal.

Dia 15

O campeonato belga 2019/20 é oficialmente cancelado e o título de campeão atribuído ao Club Brugge, que liderava a prova quando esta foi suspensa devido à pandemia de covid-19.

Dia 28

Nove dos arguidos pela invasão à Academia do Sporting, em Alcochete, em 15 de maio de 2018, são condenados a prisão efetiva e 28 a penas suspensas, por crimes de ameaça agravada e ofensa à integridade física. O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho é absolvido da autoria moral da invasão.

JUNHO

Dia 02

Os campeonatos nacionais de seniores de râguebi são dados como concluídos sem campeão, subidas ou descidas de divisão, devido à pandemia de covid-19, pela Federação Portuguesa de Rugby.

Dia 07

Pinto da Costa é eleito para o seu 15.º mandato consecutivo como presidente do FC Porto, com 68,65% dos votos.

Dia 08

A possibilidade de serem feitas cinco substituições na I Liga é aprovada por maioria dos clubes na Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que valida também a promoção de Nacional e Farense ao principal escalão.

Dia 16

O Nápoles conquista a edição 2019/20 da Taça de Itália em futebol, ao vencer na final a Juventus, por 4-2, no desempate por penáltis, após 90 minutos sem golos, em Roma.

O Bayern Munique sagra-se hoje campeão alemão de futebol pela oitava vez consecutiva e 30.ª da sua história.

O técnico Fernando Santos, que levou Portugal à conquista do Euro2016 de futebol, renova contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) até 2024.

Dia 17

A UEFA anuncia que Lisboa vai receber a fase final da Liga dos Campeões de futebol em agosto, numa ‘final a oito’, em campos neutros e em apenas um jogo.

Dia 20

O Shakhtar Donetsk, do técnico português Luís Castro, sagra-se campeão de futebol da Ucrânia pela 13.ª vez, quarta consecutiva.

Dia 23

O tenista sérvio Novak Djokovic testa positivo à covid-19, juntando-se a três outros jogadores - Dimitrov, Coric e Troicki - que participaram no torneio de exibição Adria Tour e também foram infetados.

Dia 24

O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting decide expulsar de sócio 26 dos envolvidos no ataque à Academia de futebol do clube e suspender quatro.

Dia 25

O Liverpool sagra-se campeão inglês de futebol, 30 anos depois.

É anunciado que o piloto português Miguel Oliveira vai representar a equipa oficial do construtor KTM na categoria de MotoGP do Mundial de velocidade de motociclismo de 2021.

O defesa internacional francês Jérémy Mathieu, do Sporting, decide terminar a carreira futebolística, aos 36 anos, após ter-lhe sido diagnosticada uma lesão no joelho esquerdo.

Dia 26

O orçamento do Benfica para a temporada 2020/2021 é chumbado por maioria em Assembleia-Geral (AG).

Seis detidos na 'Operação Sem Rosto' da PSP, realizada no dia 25 e que visou vários crimes relacionados com a claque No Name Boys, apoiante do Benfica, ficam em prisão preventiva.

Dia 29

O treinador Bruno Lage deixa o comando técnico do Benfica, após quase um ano e meio no cargo, em que se sagrou campeão nacional de futebol na época passada.

Dia 30

Vítor Oliveira anuncia que vai abandonar o comando técnico do Gil Vicente no final da temporada.

JULHO

Dia 01

Custódio Castro apresenta a demissão do cargo de treinador do Sporting de Braga, sendo substituído pelo antigo defesa Artur Jorge.

Dia 02

Menos de oito meses depois de assumir o comando técnico do Vitória de Setúbal, Julio Velázquez deixa de ser o treinador dos sadinos.

Dia 06

Lito Vidigal, ex-treinador do Boavista, é apresentado como novo líder técnico do Vitória de Setúbal.

Dia 07

O Benfica anuncia que Nélson Veríssimo se mantém no comando técnico da equipa principal até ao final da temporada.

Dia 10

Fernando Gomes é reeleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), até 2024, na Assembleia-Geral eleitoral do organismo, à qual concorreu sem oposição para um terceiro e último mandato.

Dia 13

O Tribunal Arbitral do Desporto anula a exclusão por dois anos das competições europeias de futebol imposta pela UEFA ao Manchester City, por violação das regras do ‘fair-play’ financeiro.

Dia 14

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube são constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação “saco azul”. A investigação incide também sobre branqueamento de capitais.

Dia 15

O FC Porto assegura a conquista do seu 29.º título de campeão português de futebol

Dia 16

O Real Madrid conquista o seu 34.º título espanhol de futebol.

Dia 17

O futebolista André Schürrle, que se sagrou campeão mundial pela Alemanha em 2014, no Brasil, anuncia o fim da carreira, aos 29 anos, dois dias após cessar contrato por mútuo acordo com o Borussia Dortmund.

O Benfica confirma o regresso do treinador de futebol Jorge Jesus, em 2020/21, cinco anos depois de ter saído para o Sporting.

Dia 20

O galardão Bola de Ouro não é atribuído este ano, pelo facto de a pandemia de covid-19 ter interrompido e interferido com a temporada de futebol.

O treinador Ivo Vieira anuncia que vai deixar o Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, após o final da temporada 2019/20.

Dia 23

O ciclista português de BTT Tiago Ferreira cumpre o objetivo de pedalar 24 horas consecutivas num circuito florestal fechado com 214 metros de desnível, estabelecendo um recorde mundial, que vai ser alvo de homologação.

Dia 24

O Santa Clara confirma que João Henriques fez frente ao Vitória de Guimarães o último jogo como treinador dos açorianos, pondo fim a uma ligação de dois anos com o clube de Ponta Delgada.

A Polícia Judiciária faz buscas no estádio do Desportivo das Aves e nas habitações de Wei Zhao e Estrela Costa, presidente da SAD e acionista da empresa gestora do clube.

Dia 25

O Sporting de Braga vence o campeão FC Porto, por 2-1, em jogo da última jornada da I Liga, e apura-se para a fase de grupos da Liga Europa, beneficiando da derrota do Sporting com o Benfica.

O vice-campeão Benfica atira o Sporting para o quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o dérbi por 2-1, na 34.ª e última jornada.

Dia 26

A Juventus, do português Cristiano Ronaldo, garante a conquista do nono título consecutivo de campeã italiana de futebol, o 36.º da sua história.

O Portimonense junta-se ao Desportivo das Aves na despromoção da I Liga.

Dia 28

Tiago Mendes, de 39 anos, é anunciado como novo treinador do Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, tendo assinado um contrato válido por duas épocas.

Os clubes reunidos na Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovam a criação de um ‘play-off’ que pode ditar a subida de três equipas à I Liga, na próxima época.

O português Edu Sousa é distinguido como o melhor guarda-redes de futsal a atuar em Espanha na temporada 2019/20, ao serviço do Viña Albali Valdepeñas.

O treinador Daniel Ramos é anunciado como substituto de João Henriques no comando técnico do Santa Clara.

O Sporting de Braga confirma a contratação do treinador Carlos Carvalhal para as próximas duas temporadas.

O Tribunal Arbitral do Desporto decide suspender as subidas de Vizela e Arouca à II Liga portuguesa de futebol.

Dia 29

O Desportivo das Aves e o Vitória de Setúbal são impedidos de se inscrever nas competições profissionais, depois de a Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional reprovar os processos de licenciamento.

Dia 30

Vasco Seabra é anunciado como novo treinador do Boavista, assinando um contrato de duas temporadas.

AGOSTO

Dia 01

O FC Porto conquista pela 17.ª vez a Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Benfica, por 2-1, depois de já se ter sagrado campeão nacional.

Dia 03

O treinador Lito Vidigal sucede o português José Gomes como treinador do Marítimo, para as próximas duas temporadas.

Rui Almeida é anunciado como novo treinador do Gil Vicente, sucedendo a Vítor Oliveira.

O treinador de futebol Jorge Jesus assina contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22.

O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, oficializa a contratação do treinador Mário Silva, que assina um contrato válido para as próximas duas temporadas.

Dia 04

O ex-guarda-redes Iker Casillas confirma o fim da sua carreira no futebol profissional.

O Desportivo das Aves falha o recurso ao veto de inscrição nas competições profissionais da próxima época.

Dia 05

O treinador português Jesualdo Ferreira deixa o comando técnico do Santos, após sete meses no cargo.

O treinador espanhol Natxo González deixa o comando técnico do Tondela, uma época após chegar ao futebol português e uma antes de terminar o contrato.

O treinador Nuno Manta Santos abandona o comando do Desportivo das Aves, despromovido à II Liga de futebol.

Dia 07

Rui Pinto, criador do site Football Leaks, que estava em prisão domiciliária, é posto em liberdade, com a obrigação de apresentações semanais à Polícia Judiciária (PJ).

O atleta norueguês Sondre Moen bate o recorde europeu da hora, ao percorrer 21.131 metros na corrida que realizou no estádio de Kristiansand, na Noruega.

Dia 08

A atleta do Sporting Auriol Dongmo lança o peso a 19,53 metros, durante os Campeonatos de Portugal, marca que é novo recorde nacional e a coloca como segunda mundial do ano.

O italiano Maurizio Sarri é despedido do cargo de treinador da Juventus, após a eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, frente ao Lyon, sendo substituído por Andrea Pirlo.

Dia 09

O holandês Max Verstappen (Red Bull) conquista a nona vitória da carreira na Fórmula 1, no dia em que o segundo lugar de Lewis Hamilton (Mercedes) permite ao piloto inglês igualar o recorde de 155 pódios do alemão Michael Schumacher.

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagra-se campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim.

Dia 10

O português Paulo Sousa rescinde o seu contrato com o Bordéus, 12.º classificados da Liga francesa de futebol.

Dia 11

O internacional argentino Nicolas Gaitán assina um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção.

Dia 14

O ciclista Ivo Oliveira sagra-se campeão português de contrarrelógio de elites, ao ser o mais rápido nos 18,1 quilómetros da prova, disputada em Paredes.

Dia 15

O Sporting, em femininos, e o Benfica, em masculinos, conquistam os décimos títulos consecutivos nos Nacionais de clubes de atletismo.

Dia 16

Rui Costa (UAE Emirates) conquista, pela segunda vez, o título de campeão português de ciclismo de fundo, ao impor-se ao ‘sprint’ a Daniel Mestre (W52/FC Porto), nos campeonatos nacionais, em Paredes.

Dia 21

O Sevilha conquista a sua sexta Liga Europa de futebol, ao derrotar na final o Inter de Milão por 3-2, em jogo disputado em Colónia, na Alemanha.

Dia 23

O Bayern de Munique conquista pela sexta vez a Liga dos Campeões Europeus de futebol, ao vencer na final o Paris Saint-Germain por 1-0, em jogo disputado no estádio da Luz, em Lisboa.

O português Miguel Oliveira (KTM) conquista pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria.

Dia 25

O Real Madrid sucede ao FC Porto como vencedor da UEFA Youth League de futebol, ao derrotar o Benfica na final por 3-2.

O Tribunal Arbitral do Desporto confirma as subidas de Vizela e Arouca à II Liga portuguesa de futebol, após negar provimento a um recurso do Olhanense.

Dia 27

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeita a providência cautelar apresentada pelo Vitória de Setúbal pelo não licenciamento na I Liga de futebol, pelo que o Portimonense vai integrar a próxima edição da prova.

SETEMBRO

Dia 04

O internacional argentino Lionel Messi anuncia que vai continuar mais uma época ao serviço do FC Barcelona, depois de anunciar o desejo de sair.

Dia 05

O português Vasco Vilaça é segundo classificado do Mundial de triatlo, disputado em Hamburgo, sagrando-se vice-campeão do mundo, atrás do francês Vincent Luis.

Dia 06

O sérvio Novak Djokovic, primeiro cabeça de série e número 1 mundial, é desqualificado do Open dos Estados Unidos, ao atingir com uma bola uma juiz de linha, no jogo com o espanhol Pablo Carreño-Busta.

A seleção portuguesa de futebol de praia revalida o título de campeã europeia, ao bater a Suíça por 5-4, em encontro da quarta e última jornada da Superfinal da Liga Europeia de 2020.

Dia 08

O português Cristiano Ronaldo torna-se o segundo jogador da história do futebol a chegar aos 100 golos por uma seleção, ao marcar na Suécia, em encontro do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações.

Dia 10

A árbitra Vanessa Gomes, que atua desde 2007 no futebol feminino, é a assistente no Estoril Praia-Arouca, de arranque da II Liga masculina, tornando-se a primeira mulher a arbitrar nos campeonatos profissionais portugueses.

Dia 13

O golfista sul-africano George Coetzee sagra-se campeão da 14.ª edição do Portugal Masters, torneio português do European Tour.

Dia 14

O tenista austríaco Dominic Thiem, número três mundial, sagra-se campeão do Open dos Estados Unidos, segundo ‘major’ da temporada, depois de bater o alemão Alexander Zverev.

Dia 15

O Benfica perde com os gregos do PAOK Salónica, de Abel Ferreira, por 2-1, e fica afastado da edição de 2020/21 da Liga dos Campeões de futebol.

Dia 18

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, retira da comissão de honra da recandidatura todos os titulares de cargos públicos, após as críticas ao primeiro-ministro António Costa e ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, é acusado, na operação Lex, de um crime de recebimento indevido de vantagem.

Dia 20

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) vence a 107.ª Volta a França.

O português Filipe Albuquerque (United Autosports) vence as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagra-se campeão mundial de resistência.

Dia 24

O Bayern Munique conquista a Supertaça Europeia de futebol pela segunda vez, ao derrotar o Sevilha por 2-1, após prolongamento, em partida disputada em Budapeste, na Hungria, já com adeptos nas bancadas.

Dia 27

O francês Julian Alaphilippe sagra-se campeão do mundo de fundo, no último dia dos Mundiais de ciclismo de estrada, em Imola, Itália.

O canoísta português Fernando Pimenta conquista a 100.ª medalha internacional da carreira, ao vencer o ouro em K1 5.000 metros da Taça do Mundo de velocidade de Szeged, na Hungria.

OUTUBRO

Dia 01

O Rio Ave falha o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao perder com os italianos do AC Milan no desempate por grandes penalidades, em jogo do 'play-off', disputado em Vila do Conde.

O Sporting é derrotado pelos austríacos do LASK Linz, por 4-1, em jogo do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa de futebol, e está eliminado das competições europeias.

O Benfica anuncia ter chegado a acordo com o Tottenham de José Mourinho para o empréstimo do futebolista brasileiro Carlos Vinicius até ao final da presente época desportiva.

Dia 03

O plantel de futebol da Juventus, no qual se inclui Cristiano Ronaldo, e a equipa técnica são colocados em isolamento, sem impedir treinos e jogos, devido a dois casos positivos de covid-19.

Dia 04

O português Duarte Benavente sagra-se campeão do mundo de motonáutica em Fórmula 2, ao vencer a prova realizada em Vila Velha de Ródão.

Dia 07

O ugandês Joshua Cheptegei bate em Valência o recorde do mundo dos 10.000 metros.

A etíope Letensebet Gidey bate em Valência o recorde do mundo dos 5.000 metros.

Dia 08

O Sporting conquista a edição 2019/20 da Taça de Portugal de basquetebol, ao vencer o FC Porto na final por 87-78, em jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Dia 09

O treinador Tiago Mendes deixa o Vitória de Guimarães após ter orientado a equipa nas três primeiras jornadas da I Liga portuguesa de futebol.

Dia 11

O espanhol Rafael Nadal derrota o sérvio Novak Djokovic, número um mundial, para conquistar o 13.º título de Roland Garros e igualar o recorde de 20 triunfos do suíço Roger Federer no 'Grand Slam'.

O português Filipe Albuquerque (Oreca) sagra-se vencedor das European Le Mans Series, o mais importante campeonato europeu de resistência, na categoria LMP2, depois de vencer as 4 Horas de Monza, em Itália.

Dia 12

João Henriques, de 47 anos, é anunciado novo treinador do Vitória de Guimarães, tendo assinado um contrato de uma temporada, com outra de opção.

Dia 13

O capitão da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo testa positivo à covid-19 e falha o encontro de dia 14 com a Suécia, da Liga das Nações.

Dia 18

Paulo Rodrigues, líder da lista B, é eleito presidente do Vitória de Setúbal, para o mandato 2020-2023, com um total de 587 votos.

Dia 24

O Ajax protagoniza a maior goleada da história da Liga holandesa de futebol, ao vencer por 13-0 no campo do Venlo, com cinco golos de Traoré, na sexta jornada da competição.

Dia 25

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) sobe ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que coroou o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS).

O português Ruben Guerreiro (Education First) termina a Volta a Itália com uma inédita vitória na classificação da montanha.

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) vence o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 e torna-se no piloto mais vitorioso da história da modalidade, com 92 triunfos.

Dia 27

O presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, anuncia a sua demissão, juntamente com a direção do clube.

Dia 29

Luís Filipe Vieira é reeleito para um sexto mandato na presidência do Benfica.

NOVEMBRO

Dia 11

O português Iuri Leitão sagra-se vice-campeão europeu de eliminação, no primeiro dia dos campeonatos da Europa de ciclismo de pista, em Plovdiv, na Bulgária.

Dia 12

O português Iuri Leitão sagra-se campeão europeu de scratch, na segunda jornada dos Europeus de ciclismo de pista, conseguindo um ouro inédito para Portugal.

A Macedónia do Norte, que declarou a independência da Jugoslávia em 1991, qualifica-se pela primeira vez para a fase final de um Europeu, ao bater a Geórgia por 1-0, em Tbilissi.

A portuguesa Maria Martins conquista o bronze na prova de eliminação dos Europeus de ciclismo de pista, em Plovdiv, Bulgária.

Dia 13

Ricardo Soares é anunciado como novo treinador do Gil Vicente, substituindo Rui Almeida no cargo.

O português Iuri Leitão conquista a medalha de bronze na prova de omnium dos Europeus de ciclismo de pista, o seu terceiro pódio em Plovdiv, Bulgária.

Dia 14

A seleção portuguesa de futebol fica fora das meias-finais da Liga das Nações, ao perder por 1-0 com a França, em encontro da quinta jornada do Grupo 3 da Liga A, no Estádio da Luz, em Lisboa.

O português Ivo Oliveira sagra-se campeão europeu de perseguição individual dos Europeus de ciclismo de pista, depois de vencer na final o italiano Jonathan Milan.

Dia 15

O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquista o sétimo título mundial de Fórmula 1 da sua carreira, ao vencer o Grande Prémio da Turquia, 14.ª prova da temporada, chegando às 94 vitórias, um novo máximo da modalidade.

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 qualifica-se para a fase final do Campeonato da Europa de 2021, ao vencer por 2-1 na receção à congénere de Chipre, no penúltimo jogo do Grupo 7 de apuramento.

Os irmãos Ivo e Rui Oliveira conquistam a medalha de prata a Portugal na prova de madison no último dia dos Europeus de ciclismo de pista, em Plovdiv, Bulgária.

O piloto espanhol Joan Mir (Suzuki), de 23 anos, sagra-se campeão mundial de MotoGP pela primeira vez, ao terminar o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, em Valência, Espanha, na sétima posição, atrás do português Miguel Oliveira (KTM).

Dia 17

Seis dos sete arguidos do caso ‘Cashball’, entre os quais André Geraldes, ex-diretor desportivo do Sporting, são ilibados de responsabilidades, por falta de provas, na investigação da Polícia Judiciária (PJ).

Dia 19

Telma Monteiro sagra-se vice-campeã europeia de -57 kg, ao perder na final dos Europeus de judo com a húngara Hedvig Karakas, por ippon, em Praga.

Dia 21

A judoca Rochele Nunes garante a medalha de bronze nos Europeus de Praga, na categoria de +78 kg, ao vencer a bósnia Larisa Ceric por ippon.

O judoca português Jorge Fonseca conquista a medalha de bronze na categoria de -100 kg nos Europeus de Praga, ao vencer o georgiano Varlam Liparteliani, por ippon.

Dia 22

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) vence o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, 14.ª e última prova do campeonato, disputada no Autódromo Internacional do Algarve.

O italiano Enea Bastianini (Kalex) sagra-se campeão mundial de Moto2, depois de ter sido quinto classificado na prova disputada no Autódromo Internacional do Algarve, ganha pelo australiano Remy Gardner (Kalex).

O espanhol Albert Arenas (KTM) sagra-se campeão mundial de Moto3, depois de ter sido 12.º classificado numa prova ganha pelo compatriota Raul Fernandez (KTM) no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

O tenista russo Daniil Medvedev conquista o título mais importante da carreira, ao impor-se ao austríaco Dominic Thiem, em três ‘sets’, para tornar-se no novo campeão das ATP Finals.

Dia 27

Os egípcios do Al-Ahly reforçam o estatuto de “reis africanos” do futebol, ao conquistarem pela nona vez a Liga dos Campeões do continente, com um triunfo por 2-1 face aos compatriotas do Zamalek, treinados por Jaime Pacheco.

DEZEMBRO

Dia 01

O português Cristiano Ronaldo conquista o ‘Golden Foot’ 2020, um prémio que vai na 18.ª edição e é destinado a futebolistas com mais de 28 anos, que o podem vencer por uma só vez.

Dia 02

A Federação Colombiana de Futebol anuncia que o português Carlos Queiroz já não é o treinador da Colômbia, após as derrotas contra Uruguai e Equador na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022.

Dia 06

O piloto francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) vence o Rali de Monza e conquista o seu sétimo Campeonato do Mundo, enquanto a Hyundai conquista o título de construtores pela segunda vez consecutiva.

Dia 10

O português Júlio Ferreira vence a competição de -80 kg do campeonato da Europa de taekwondo de categorias olímpicas, em Sarajevo, ao vencer na final o espanhol Jon Cintado.

Dia 11

O piloto português Armindo Araújo (Skoda Fabia R5) sagra-se campeão nacional de ralis pela sexta vez, devido à anulação da última prova da temporada, o Rali Casinos do Algarve, sucedendo a Ricardo Teodósio.

Dia 13

O Benfica conquista a primeira edição da Taça 1947 de hóquei em patins, após bater o Sporting nas grandes penalidades por 3-2, após empate 3-3 no final do prolongamento.

Dia 14

O Boavista, da I Liga de futebol, anuncia que Jesualdo Ferreira vai substituir Vasco Seabra no comando técnico do Boavista até ao final da próxima temporada.

Dia 15

O Marítimo, da I Liga de futebol, oficializa saída de Lito Vidigal do comando técnico da equipa.

Dia 17

O avançado polaco Robert Lewandowski vence o troféu de melhor futebolista do ano nos prémios The Best, entregues pela FIFA, batendo o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.

Dia 23

O Futebol Clube do Porto conquistou a Supertaça de Futebol, ao vencer, em Aveiro, o Benfica, por 2-0, com golos de Sérgio Oliveira e Luis Díaz.