A Organização Nacional Antidopagem no Desporto (ONAD-CV) vai começar a fazer o controlo dos atletas fora das competições, seguindo as diretrizes internacionais que recomendam o acompanhamento dos atletas durante a pandemia.

A informação foi revelada à Inforpress pelo presidente da organização antidopagem cabo-verdiana, Emanuel Passos, esclarecendo que, para além do controlo durante a competição, a ONAD-CV pode controlar o atleta no seu local de treino.

“O facto de as competições estarem suspensas não quer dizer a inexistência de controlo”, disse Emanuel Passos, justificando que durante os últimos meses, com o estado de emergência, não houve controlo para preservar os atletas e os agentes de saúde de contágio com o novo coronavírus.

No entanto, avançou que as condições sanitárias já estão reunidas, depois preparar os profissionais em termos de distanciamento e protecção, para que contactos com os atletas se façam com maior grau de segurança possível.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, promulgou hoje a lei que estabelece o regime jurídico da luta contra o doping no desporto em Cabo Verde.

A lei, aprovada por unanimidade na sessão parlamentar do mês de julho, vai estabelecer as bases legais para a sua actuação e aprovação, “condição sine quo non para a afirmação de Cabo Verde e como sendo um país livre de dopagem e que promove o jogo limpo”.

A ONAD-CV, criada a 21 de Fevereiro de 2017, já fez 82 controlos de doping, sendo 56 em 2019 e 26 em 2020, sendo o objectivo, conforme prognosticou Emanuel Passos, é chegar a 180 controlos

Em novembro de 2019, informou Emanuel Passos, iniciaram com o controlo no futebol, no campeonato regional de Santiago Sul, e com a intenção de chegar às outras ilhas, não fosse o surto do novo coronavírus.

A ONAD-CV é a autoridade responsável que aplica qualquer fase do procedimento de controlo de doping em Cabo Verde.

No ano passado, a organização foi aceite como membro observador da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.