A Praça das Cortes, projetada e iniciada no âmbito da construção do Estádio Universitário de Coimbra, em 1963, é inaugurada na quarta-feira depois de a Câmara ter investido na sua requalificação cerca de meio milhão de euros.

Situada junto ao Estádio Universitário, na margem esquerda do rio Mondego, na área do Convento São Francisco, do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do parque temático Portugal dos Pequenitos, a Praça das Cortes de Coimbra de 1385 foi alvo de “uma intervenção cuidada” aquando da construção do complexo desportivo da Universidade de Coimbra, mas “não chegou a ser concluída”.

Do projeto e obras do largo preconizadas há 55 anos “poucos vestígios” restaram, recordou a Câmara quando, em junho de 2016, apresentou ao executivo municipal a proposta de requalificação daquele espaço, que acabou por vir a ser “utilizado, intensivamente, como estacionamento desregrado”, ao longo de décadas.

As obras entretanto executadas, envolvendo um investimento da ordem dos 500 mil euros, visaram melhorar “um espaço público bastante percorrido por pessoas que trabalham na cidade, turistas e utilizadores do Estádio Universitário, e as suas estruturas envolventes”, através designadamente da construção de um parque de estacionamento fechado (175 lugares) e de uma zona pedonal.

A renovação da Praça das Cortes também incluiu, de acordo com o projeto aprovado pelo município, a plantação de 46 árvores (lódãos, jacarandás e freixos europeus) e prolongamento do passeio pedonal junto ao Estádio Universitário até à Avenida João das Regras, melhorando acessos.

As obras, que foram adjudicadas em outubro de 2016, também foram agendadas de modo a ficarem concluídas antes do início dos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) de 2018, que, com a participação de mais de quatro mil atletas, de 40 países e 350 universidades, e o apoio de mil voluntários, decorrem entre 15 e 28 de julho, em Coimbra, tendo como principal palco o Estádio Universitário.

A inauguração da Praça das Cortes de Coimbra de 1385, às 12:00 de quarta-feira, integra-se nas comemorações do 25 de Abril promovidas pelo município, que incluem designadamente uma sessão solene, nos Paços do Concelho, às 10:30, e atividades desportivas, experimentação de ‘standup paddle’, jogos tradicionais e lazer run, aulas de zumba e yoga, rugby e kempo, durante a manhã, em ambas as margens do Parque Verde do Mondego.