Os campeonatos madeirenses seniores de futebol e futsal, que já estavam suspensos, foram concluídos, sem títulos, subidas ou descidas, anunciou hoje a Associação de Futebol da Madeira, com o intuito de “acabar com a ansiedade”.

A decisão foi tomada após os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal da época 2019/20 terem sido cancelados no dia 08 de abril pela FPF, devido à pandemia da COVID-19.

“A direção da AF Madeira deliberou dar por concluídas, com efeitos imediatos e sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram, nesta data, suspensas, não sendo atribuídos quaisquer títulos, nem aplicado o regime de subidas e descidas”, refere, no comunicado, assinado pelo presidente, Rui Marote.

Aquela associação revelou que a decisão foi tomada para começar a planear o futuro, estando a ser estudados os “moldes” das provas para a época 2020/21.

“Esta deliberação tem ainda o objetivo de acabar com a ansiedade, pacificando as expectativas e permitindo a todos que possam, desde já, programar a sua vida mais próxima e futura, em que se incluem a vertente desportiva competitiva e de formação”, salienta.

O último ponto do comunicado indica que o momento atual é para se preocupar mais com a saúde das pessoas e em combater a pandemia do coronavírus.

“O principal desafio deve centrar-nos na prevenção da saúde pública, renovando-se o pedido a que todos sigam as orientações e recomendações das autoridades de saúde, de forma a ser ganha a batalha contra a covid-19 e regressarmos à normalidade das nossas vidas, e do nosso desporto”, conclui.

A nível global, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 140 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetada.