2024 terá um verão preenchido, com muito desporto para todos os gostos e feitios. No futebol, por exemplo, além do Euro2024, os amantes da modalidade poderão apreciar mais uma edição da Copa América, que este ano terá lugar nos EUA, palco do próximo campeonato do Mundo de futebol. Uma oportunidade para ver alguns dos fantásticos estádios que vão acolher os jogos do Mundial2026.

Ainda no verão, os olhos vão estar em Paris, palco dos Jogos Olímpicos.

Janeiro

Janeiro arranca com a Final Four da Taça da Liga portuguesa de futebol, de 23 a 27, entre SC Braga, Benfica, Estoril e Sporting.

No primeiro mês do ano teremos o primeiro torneio do 'Gran Slam' da temporada de Ténis, de 14 a 28 de janeiro, os amantes do ténis não quererão perder nada do que se vai passar no Open da Austrália. A prova terá o regresso de Rafael Nadal, que deverá lutar com o seu conterrâneo Carlos Alcaraz e com o sérvio Novak Dkokovic pelo título.

Ainda no primeiro mês do ano, no futebol, teremos a Taça da Ásia, que começa dia 12 de janeiro e termina a 10 de fevereiro, e também a Taça das Nações Africanas, de 13 de janeiro a 11 de fevereiro.

No mesmo mês, Portugal vai tentar brilhar na Alemanha, no Europeu de andebol, de 10 a 24. A Suécia defende o título, França, Espanha, Noruega e Dinamarca são candidatos às medalhas.

No futebol teremos ainda as Supertaças de Espanha, Itália e França.

Outra prova que merece destaque é o Rali Dakar, a realizar na Arábia Saudita, de 5 a 19. Nos motores, dia 25 marca o início do Campeonato do Mundo de Ralis.

CAN
Os senegaleses sabem fazer a festa no CAN... @AFP créditos: AFP or licensors

Fevereiro

O Mundial de Natação será realizado no Qatar pela 1.ª vez, de 02 a 18 de fevereiro, em Doha, onde o nosso Diogo Ribeiro carrega as esperanças de medalhas. Ainda em fevereiro teremos o regresso das provas europeias de clubes: Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência. Destaque ainda par a final da Taça da Liga Inglesa, marcada para o dia 25.

No dia 11 teremos a Super Bowl, a final do futebol americano, em Nevada.

De 15 a 25, Abu Dhabi recebe o Campeonato do Mundo de futebol de praia, com Portugal entre os candidatos à vitória final.

No futebol, arranca no dia 28 a Final da Liga das Nações feminina, em Espanha.

Março

O grande destaque do mês de março vai para o início da época no desporto motorizado. O Bahrein recebe a primeira das 24 provas do Mundial de Fórmula 1, num ano em que a concorrência quer crescer para destronar a Red Bull e Max Verstappen.

No MotoGP, o nosso Miguel Oliveira tentará ter um ano com menos azares e melhores resultados. O GP do Qatar abre a época, que termina a 17 de novembro. Peco Bagnaia é o atual campeão do mundo da prova rainha do motociclismo. Marc Márquez trocou a Honda pela Ducati e espera-se que o espanhol possa ressurgir com a equipa italiana para lutar pelo título.

No futebol disputam-se os jogos do play-off de apuramento para o Euro 2024, para se encontrar os últimos três apurados para a fase final da prova, que se realiza na Alemanha, entre junho e julho.

Miguel Oliveira, piloto de MotoGP
Miguel Oliveira, piloto de MotoGP

Abril

Os play-off da NBA arrancam a 20 de abril e prometem deixar os amantes do melhor basquetebol mundial pregados ao ecrã. A final arranca a 06 de junho, os Denver Nuggets são os atuais campeões.

Em abril há os quartos de final da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.

De 3 a 7, Portugal recebe os Campeonatos da Europa de trampolins e Croácia será palco dos Campeonatos da Europa de judo, 25 a 28.

Maio

Maio é o mês da final da Taça de Portugal, no Jamor, no dia 26. Antes, a 19, disputa-se a última ronda da Primeira Liga. Ainda no futebol, destaque também para a final da Liga dos Campeões feminina, no dia 25.

Maio traz-nos o Roland Garros em ténis, prova ganha na edição 2023 por Djokovic. Arranca a 27 de maio e termina a 09 de junho, em Paris.

Em maio teremos as meias-finais das provas da UEFA de clubes (Champions, Liga Europa e Liga Conferência), e ainda a final da Liga Europa da Liga Conferência. No futebol, destaque também para as finais das Taças de Itália, Inglaterra, Alemanha e França, e ainda para a última ronda das cinco principais ligas: Bundesliga alemã, Premier League inglesa, Ligue 1 francesa, Série A italiana e La Liga espanhola.

Nas modalidades, teremos a Volta a Itália, de 04 a 26, e os Campeonatos do Mundo de judo, em Abu Dhabi, de 19 a 24.

Junho/julho

Junho e julho serão os meses da esperança lusa em mais um título de seleções em futebol. A fase final do Euro2024 arranca no dia 14 em Munique, num duelo entre Alemanha e Escócia, e termina no dia 14 de julho em Berlim, dia da final da prova. Portugal medirá forças na fase de grupos com Turquia, República Checa e um adversário que sairá do play-off. Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Itália são, a par de Portugal, alguns dos candidatos a ganhar a prova.

Mas antes disto, teremos a final da Liga dos Campeões de futebol, agendada para o primeiro dia de junho, em Wembley.

Também em junho arranca a Copa América, de 20 de junho a 14 de julho, nos EUA.

Perto do final do mês de junho, a 29, arranca o Tour de França, em Florença, Itália, prova que irá decorrer até 21 de julho. O português João Almeida disputará o Tour pela primeira vez. Vingegaard e Pogacar são os grandes vencedores à vitória final, cuja última etapa acaba num contrarrelógio em Nice e não em Paris, como habitualmente.

Ainda nas modalidades, destaque também para os Campeonatos da Europa de atletismo, de 7 a 12, em Roma. Na canoagem, Portugal tentará mais medalhas nos Campeonatos da Europa, que terão lugar na Hungria, de 12 a 16.

Julho/agosto

No 1.º dia de julho, como manda a tradição, arranca mais um grande torneio de Ténis. A relva de Wimbledon será palco de mais um torneio do Grand Slam, até o dia 14.

A grande atração do mês serão os Jogos Olímpicos, de 26 de julho a 11 de agosto. Portugal vai estar representado em várias modalidades e há esperanças de medalhas, principalmente no atletismo, com Auriol Dongmo e Pedro Pichardo, além de Patrícia Mamona. Surf, ciclismo e canoagem também podem surpreender.

No ciclismo, a Volta a Portugal, de 24 de julho a 4 de agosto, é outro dos eventos a destacar.

Agosto é mês de início de época no futebol. Em Portugal a época arranca com a Supertaça, agendada para o dia 14.

No ciclismo, teremos Volta a Espanha (de 17 a 8 de setembro). Ainda no ciclismo Zurique recebe os Mundiais da modalidade, de 21 a 29. Van der Poel tentará revalidar o título, Portugal também sonha com medalhas.

João Almeida
João Almeida, ciclista português da UAE Team Emirates créditos: Luca Bettini / AFP

Setembro

Os Jogos Paralímpicos (de 28 a 8 de setembro) e o US Open em ténis (de 26 a 8 de setembro) são os destaques de setembro, mês em que arranca mais uma edição da Liga dos Campeões.

Ainda em setembro, Portugal vai tentar revalidar o título de campeão do Mundo de futsal, prova que decorre entre 14 de setembro a 6 de outubro, no 14 Uzbequistão.

Outubro

Outubro é mês de Copa América em Vela, de 12 a 27, numa das provas clássicas deste desporto. Também é o mês do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em Itália, ainda sem data anunciada.

Novembro

WTA Finals, de 28 de outubro a 03 de novembro, na China, ATP Finals, de 10 a 17 em Turim, e Taça Davis, de 20 a 25 em Málaga, preenchem outubro no ténis.

No dia 17, teremos o GP da Comunidade Valenciana, última prova do Mundial de Moto GP.

Dezembro

Mundiais de piscina curta, de 10 a 15, em Budapeste, Hungria. No último mês do ano, destaque também para o GP Abu Dhabi, última prova do Mundial de Fórmula 1, no dia 8.