Vencer, vencer e vencer. Cristiano Ronaldo terminou o ano a fazer algo que se tornou quase banal na sua carreira. O português foi galardoado pela revista francesa ´France Football` com o prémio de Melhor Jogador do Mundo em 2017, igualando assim o argentino Lionel Messi com cinco conquistas. O jogador do Real Madrid já tinha sido eleito Melhor do Ano da FIFA nos prémios ´The Best`. Poucos dias bateu mais dois recordes e marcou o golo que consagrou os merengues como Campeões do Mundo frente ao Grêmio do Brasil.

Cristiano Ronaldo com a sua 5.ª Bola de Ouro
Cristiano Ronaldo com a sua 5.ª Bola de Ouro
Tudo dele, nada dos outros. Cristiano Ronaldo volta a estar no topo do mundo
Tudo dele, nada dos outros. Cristiano Ronaldo volta a estar no topo do mundo
Ver artigo

Dezembro foi também mês de ´clássico` entre ´águias` e ´dragões`. O mês arrancou com a visita do Benfica ao reduto do FC Porto para um jogo decisivo para as ´águias`, depois da eliminação das provas europeias. O empate a zero bolas ´apimentou` ainda mais a I Liga já que os ´dragões` foram apanhados na liderança pelo Sporting, com o Benfica a três pontos.

O empate no Dragão veio atenuar um pouco a crise dos ´encarnados`, num mês terrível. O Benfica saiu das provas europeias sem qualquer ponto e apenas um golo marcado, tornando-se na pior das 64 equipas que estiveram nas fases de grupos da Champions e Liga Europa.

Num mês que não correu bem para o Benfica, Rui Vitória viu a sua equipa eliminada da Taça de Portugal frente ao Rio Ave, com quem já tinha empatado para a Primeira Liga. Sporting e FC Porto seguiram em frente e podem encontrar-se nas meias-finais, caso afastem os seus adversários nos quartos-de-final. Os ´encarnados` ficaram ainda fora da ´final four` da Taça da Liga após empate caseiro com o Portimonense.

FC Porto vs Benfica
Varela esteve em grande plano. Foto: JOSE COELHO/LUSA créditos: © 2017 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Na Liga dos Campeões, destaque para o FC Porto, única equipa portuguesa a conseguir o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os ´dragões`, que dependiam apenas de si, golearam o Mónaco em casa e consolidaram o segundo lugar do Grupo G. Liverpool é o adversário dos oitavos-de-final. O Sporting, que dependia de terceiros, perdeu com o Barcelona e caiu para a Liga Europa onde vai defrontar o Astana nos 16 avos-de-final. Uma chamada de atenção para Paulo Fonseca que levou o seu Shakhtar Donetsk para os oitavos-de-final da Champions, depois de aplicar ao City a única derrota desta época. Os ucranianos ficaram à frente do Nápoles.

Na Liga Europa, sorte diferente para os dois representantes lusos. O SC Braga, já apurado, perdeu com o Istambull BB mas garantiu o primeiro lugar no seu grupo (vai defrontar o Marselha nos 16-avos-de-final). O Vitória Sport Clube empatou com o Konyaspor e ficou pelo caminho.

Real Madrid e Barcelona protagonizaram o último grande clássico do ano. Os merengues, a tentarem recuperar caminho para o Barcelona, foram goleados em casa pelos catalães e ficaram a 14 pontos da liderança. Messi voltou a ser decisivo.

Em Inglaterra, Mourinho mostrou-se incapaz para travar a caminhada vitoriosa do Manchester City. Os ´red devils` perderam com os ´citizens` em Old Trafford por 2-1 e passaram a estar a 11 pontos da liderança. A equipa de Guardiola atingiu a impressionante marca de 17 vitórias seguidas, algo nunca conseguido por outra equipa no principal campeonato inglês. Em França o Strasbourg aplicou a primeira derrota ao PSG, numa liga onde os parisienses vão passeando classe.

Manchester United - Manchester City
Manchester United - Manchester City

Também em dezembro Portugal ficou a conhecer o seu grupo no Mundial2018. Os lusos vão medir forças com a vizinha Espanha, Marrocos e Irão de Carlos Queiroz.

Nas modalidades, Chris Froome foi apanhado nas ´malhas` do doping, ao acusar valores acima dos autorizados na urina de salbutamol, uma substância utilizada para o tratamento da asma. O Benfica conquistou a Taça Intercontinental em hóquei em patins. No Nacional de Natação foram batidos vários recordes nacionais.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017