O mês de junho arrancou com a certeza de que seria apresentado um treinador novo para o FC Porto. Após várias notícias de que Marco Silva poderia ser opção, Sérgio Conceição foi anunciado como treinador dos ‘dragões’ no dia 8 de junho.

O antigo técnico do Nantes tinha rescindido com o emblema francês dois dias antes e foi apresentado ao lado de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, no Estádio do Dragão.

O início de junho foi, também, muito positivo para o universo madrileno do Real Madrid. A equipa ‘merengue’, com Ronaldo em destaque conquistou a sua 12ª Liga dos Campeões ao bater a Juventus na final por 3-1. Cristiano Ronaldo esteve em destaque ao fazer dois golos que valeram o bicampeonato europeu para o Real Madrid.

Os festejos da Liga dos Campeões
Os festejos da Liga dos Campeões créditos: AFP or licensors

A 21 de junho, Bruno de Carvalho inaugurou uma das suas promessas enquanto presidente do Sporting: o Pavilhão João Rocha. Numa cerimónia que reuniu várias personalidades ligadas ao Sporting, bem como adeptos e as claques leoninas, a inauguração foi apresentada pelo próprio dirigente.

Final da Taça das Confederações ficou a 11 metros de distância

Junho foi o mês em que a seleção de Portugal disputou a Taça das Confederações. A 28 de junho, enquanto campeão europeu, o conjunto orientado por Fernando Santos passou a fase de grupos e enfrentou o Chile na meia-final.

Após duas horas de futebol sem golos, Portugal vacilou na marca dos 11 metros e acabou a lutar com o México pelo 3º lugar. A 28 de junho, Claudio Bravo fez jus ao nome e foi herói de um povo.

Junho colocou o ponto final em várias modalidades

A 3 de junho, o ABC conquista pela 12.ª vez a Taça de Portugal de andebol, ao vencer na final o Sporting, campeão nacional, por 35-33, em Fafe.

Em futebol feminino, o Sporting acrescentou a Taça de Portugal ao campeonato nacional ao bater, no Estádio do Jamor, o SC Braga por 2-1 após prolongamento. Foi um ano para não esquecer para as ‘leoas’ que venceram Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.

No basquetebol, o Benfica conquista o título nacional de basquetebol, ao derrotar o FC Porto por 87-57, no terceiro jogo da final. Os ‘encarnados’ fizeram o pleno só com triunfos.

Nos Estados Unidos também foi mês de decisões no basquetebol. No quinto jogo da série que decidia o título da NBA, os Golden State Warriors conquistam o seu quinto título ao vencerem em casa os Cleveland Cavaliers.

Campeões da NBA
Campeões da NBA créditos: AFP

A 17 de junho, o português João Pereira sagra-se campeão europeu de triatlo, no Campeonato da Europa da modalidade. João Silva termina em terceiro lugar.

No mesmo dia, mas em Portugal, o FC Porto sagra-se campeão nacional de hóquei em patins ao vencer o Riba d’Ave por 11-4 e beneficiar do empate do Benfica no reduto do Sporting

A fechar o mês, o Sporting sagra-se campeão português de futsal ao vencer em casa do SC Braga o quarto encontro da final dos ‘play-offs’. A série encerra no dia 27 de junho com um resultado de 3-1 para os ‘leões’.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.