Quatro anos depois, o FC Porto volta a ser campeão português de futebol

FC Porto Campeão: Dias de um presente quase esquecido
FC Porto Campeão: Dias de um presente quase esquecido
Ver artigo

Na sequência do empate 0-0 no dérbi entre Sporting e Benfica (33.ª jornada), que ficaram a quatro pontos dos ‘azuis e brancos’, a formação comandada por Sérgio Conceição festejou o título de campeão no sofá. Milhares de adeptos portista saíram à rua para festejar, mas foi no dia seguinte, na receção ao Feirense, que se fez a festa oficial, no Estádio do Dragão.

Antes do arranque do encontro com o Feirense, na chegada ao Dragão, a euforia instalou-se, com o autocarro que transportava a equipa conseguir ‘furar', com alguma dificuldade, pela multidão. Os adeptos reunirem-se em torno do recinto exultando a conquista do 28.º título de campeão nacional, e participando nas iniciativas de animação promovidas pelo clube.

FC Porto campeão: A festa nos Aliados, entre adeptos e jogadores
EPA/FERNANDO VELUDO

Depois de duas festas, ainda houve uma terceira, depois do triunfo sobre o Vitória de Guimarães na última jornada. No final do jogo, os jogadores seguiram da cidade minhota para o Estádio do Dragão, no Porto, onde trocaram para o autocarro panorâmico, seguindo então para a festa na Avenida dos Aliados.

Veja tudo sobre o FC Porto campeão 2017/18 no especial feito pelo SAPO Desporto

Ataque à Academia a Alcochete, a notícia do mês, quiçá do ano

Durante o primeiro treino da equipa de futebol após a derrota na Madeira por 2-1 no estádio do Marítimo, referente à última jornada da I liga, cerca de 40 adeptos ‘leoninos’ encapuzados invadiram a Academia de Alcochete e agrediram vários jogadores, bem como o treinador Jorge Jesus, e outros membros da equipa técnica.

Preparador físico do Sporting sem
créditos: SAPO Desporto

A GNR efetuou, no dia seguinte, 23 detenções e apreendeu cinco viaturas na sequência da invasão à Academia do clube. Os futebolistas do Sporting reuniram-se com o sindicato dos jogadores e anunciaram que iriam disputar a final da Taça de Portugal, independentemente das medidas legais a tomar por cada um após as agressões de que foram alvo na Academia.

Ataque em Alcochete poderá ter sido 'apoiado desde dentro'
Ataque em Alcochete poderá ter sido 'apoiado desde dentro'
Ver artigo

O processo judicial deste caso desenrolou-se durante todo o ano, que envolveu o então presidente Bruno de Carvalho. Para entender melhor este caso, veja AQUI a cronologia dos acontecimentos para entender melhor o que se passou nesta que foi o caso mais polémico do ano.

Sporting no Jamor, mas a Taça foi para o Desportivo das Aves, que venceu a prova pela primeira vez

Em mais uma história de ‘David’ contra ‘Golias’ e em que a Taça de Portugal é pródiga - e ainda bem – o pequeno voltou a levar a melhor ao grande. Sabia-se à partida que o ‘Golias’ estava fragilizado. O Sporting tinha vivido uma das semanas mais 'negras' da sua história, depois do ataque a Alcochete. Com apenas um treino em conjunto realizado durante a preparação para a final, restava saber qual era o estado emocional e físico com que os jogadores se haveriam de apresentar no Jamor.

José Mota celebra com os jogadores do Desportivo das Aves a conquista da Taça de Portugal
José Mota celebra com os jogadores do Desportivo das Aves a conquista da Taça de Portugal. créditos: AFP/Lusa

O desfecho deste jogo? O Desportivo das Aves venceu o Sporting por 2-1 e conquistou a sua primeira Taça de Portugal. Alexandre Guedes foi o herói improvável em mais uma tarde de Taça no Jamor, tendo bisado aos 16 e aos 72 minutos.

Veja, em vídeo, o resumo desta partida

Veja na fotogaleria abaixo uma seleção das melhores imagens do mês de maio

Não há duas sem três. Real Madrid vence Liga dos Campeões

Os espanhóis de Madrid bateram os ingleses do Liverpool por 3-1 em Kiev, levantando assim a Liga dos Campeões pela terceira vez consecutiva. Este jogo ficou ainda marcado por ter sido o último de Cristiano Ronaldo ao serviço dos merengues.

As melhores imagens da festa do Real Madrid em Kiev
Créditos: EPA/ARMANDO BABANI

Com este triunfo, o Real Madrid, que venceu quatro das últimas cinco edições, passou a somar a 13 títulos de campeão europeu, enquanto o Liverpool se mantém com cinco troféus.

Poucos dias depois, o treinador Zinedine Zidane abandonou o comando técnico do Real Madrid, após dois anos e meio no banco do clube espanhol. Com 873 dias no comando dos merengues, Zidane conquistou três liga dos campeões e uma La Liga.

Liga Europa também foi para Espanha

Vencedora da competição em 2010 e 2012, o Atlético de Madrid conquistou, em Lyon, a Liga Europa 2017/18 com dois golos do avançado francês Antoine Griezmann, aos 21 e 49 minutos, e outro do médio Gabi, aos 89. Além destes troféus, o Atlético de Madrid conta ainda uma vitória na extinta Taça das Taças em 1962.

Fernando Torres celebra com a Taça na mão
AFP PHOTO / FRANCK FIFE créditos: AFP or licensors

O Marselha, que deixou o defesa central português Rolando no banco de suplentes, procurava tornar-se a primeira equipa francesa a conquistar a Liga Europa.

Nacional e Santa Clara regressam ao palco principal do futebol português

À penúltima jornada da II Liga, O Nacional, que já tinha assegurado a subida, conseguiu ainda vencer pela primeira vez a competição, sucedendo no historial ao Portimonense. O Santa Clara juntou-se na subida ao principal escalão do futebol nacional aos madeirenses, com a vitória em Arouca, por 1-0.

A formação de Ponta Delgada conta três presenças na I Liga, a última das quais em 2002/03, após ter obtido a sua melhor classificação entre os ‘grandes’, com o 14.º lugar em 2001/02. A estreia do emblema dos Açores no principal escalão ocorreu em 1999/2000, quando terminou o campeonato na 18.ª e última posição.

Noutra tabela, o Farense e Mafra garantiram o regresso à II Liga de futebol, três anos depois, ao eliminarem Vilafranquense e União de Leiria, respetivamente, nos ‘play-offs’ do Campeonato de Portugal. O Farense e o Mafra não disputavam a II Liga portuguesa de futebol desde a época de 2015/16. Os algarvios ficaram, então, no 20.º posto, e os lisboetas no 21.º.

Leões são bicampeões de andebol

Sporting vence Benfica e é bicampeão de andebol: as imagens da festa
Sporting vence Benfica e é bicampeão de andebol: as imagens da festa
Ver artigo

O Sporting conquistou o seu 19.º campeonato português de andebol, o segundo consecutivo, ao vencer em casa o Benfica, por 33-27, em jogo da sétima jornada da fase final do campeonato. O Sporting, que não conseguia dois títulos consecutivos desde 1980/81, passa a somar 19 títulos de campeão português, apenas menos um do que o recordista FC Porto.

E também campeões em voleibol

O Sporting conquistou o seu sexto título de campeão nacional de voleibol, ao vencer o Benfica por 3-2, no quinto jogo da final, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa. Ausentes da modalidade desde 1994/95, os ‘leões’ venceram a fase regular e reconquistaram o cetro nacional, cuja última vitória remontava a 1993/94, ao superiorizarem-se em casa frente aos rivais, que igualaram a final nos jogos como anfitrião.

Com este triunfo, o Sporting soma seis títulos, menos um do que o Benfica, num historial em que o Sporting de Espinho é dominador, com 18 troféus.

João Sousa fez história na terra batida do Estoril Open

À quarta tentativa eis que João Sousa conquistou o Estoril Open 2018. O tenista português bateu Frances Tiafoe na final, por duplo 6-4, em mais um jogo empolgante do português, conquistando assim o terceiro título da carreira, o primeiro em Portugal.

Veja as melhores imagens do triunfo de João Sousa no Estoril Open
Veja as melhores imagens do triunfo de João Sousa no Estoril Open
Ver artigo

Pela primeira vez um português levantou o troféu em território nacional, com o vimaranense de 29 anos a superar o feito de Fred Gil em 2010, que chegou à final e perdeu. Sousa junta assim este título aos outros dois da carreira: Kuala Lumpur, Malásia, em 2013, e em Valência (2016).

Cinco anos depois, Benfica sagra-se campeão em juniores

O Benfica assegurou pela 24.ª vez a conquista do campeonato nacional de juniores, ao vencer o Leixões por 3-1, em encontro da 12.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão, disputado no Seixal. O Benfica, que não ganhava a prova desde 2012/13, passou a contar 24 títulos, contra 22 do FC Porto e 17 do Sporting, campeão em 2016/17.

Lá fora, Juventus é campeã de Itália pela sétima vez consecutiva

A Juventus conquistou o seu sétimo título consecutivo da campeã italiana de futebol, graças ao empate sem golos no terreno da AS Roma, em jogo da 37.ª e penúltima jornada da ‘Serie A’. A Juventus conquistou o 34.º título de campeão da sua história e juntou-o à Taça de Itália, conseguindo a quarta 'dobradinha' seguida.

O heptacampeonato é um feito inédito na Serie A e muito raro nos principais escalões do futebol europeu. Ao longo da história dos seus principais campeonatos europeus, apenas um clube erguer sete troféus nacionais consecutivos: os franceses do Lyon.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.