Dia bastante positivo para Angola nos VIII Jogos Desportivos da CPLP. Depois das medalhas de bronze no andebol, voleibol masculino e ténis masculino, a formação angolana de futebol de sub-17 bateu Cabo Verde por 3-2 e garantiu o último lugar no pódio.

Entrou melhor Angola no jogo, instalado no meio-campo cabo-verdiano, a tentar marcar cedo. Mas contra a corrente do jogo, a formação cabo-verdiana fez o 1-0, por intermédio de Kenny Brian, quando era Angola quem estava melhor no jogo.

Apesar do golo, que podia abalar os jogadores, os "Palanquinhas" continuaram com a toada atacante e chegaram ao empate poucos minutos depois, por intermédio de Celestino Cassinda. O número nove angolano aproveitou uma perda de bola da defensiva cabo-verdiana, para se isolar e fazer o empate.

A formação cabo-verdiana ficou abalada com este golo e começou a sentir dificuldades em chegar à area angolana. No intervalo o selecionador Daniel Delgado tinha muito para dizer aos seus rapazes.

Com vantagem no marcador no segundo tempo, Angola foi gerindo o encontro. Os "Palanquinhas" mostravam-se mais esclarecidos, e chegavam a área cabo-verdiana com alguma facilidade, principalmente com passes longos, nas costas da defesa crioula.

Contra a corrente do jogo, Angola viria a fazer o 3-1, por intermédio de Yuri Gomes, jogador que pertence aos quadros do Sporting de Portugal. O número sete angolano concluiu com um toque subtil para o lado esquerdo do guarda-redes Ivan Cruz, após várias tabelinhas entre os jogadores à entrada da área.

Cabo Verde ainda conseguiu reduzir já perto do final, num golo de cabeça marcado por Waldney Brito, após livre de Yuri Mascarenhas. O final da partida foi emocionante, com Cabo Verde a tentar o tudo por tudo para chegar ao empate. Pelo meio um jogador angolano foi expulso, por duplo amarelo.

Apesar do sufoco na parte final, Angola conseguiu suster as iniciativas de Cabo Verde e venceu a partida por 3-2. No final, a festa foi angolana, com os jogadores a festejarem junto do público, cantando e dançando kuduro.