O treinador da seleção de futebol de Cabo Verde no escalão sub-16, Jorge Humberto, disse esta quarta-feira que a equipa encontra-se motivada para conquistar uma medalha na décima edição dos jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em declarações à Inforpress, depois de cinco dias de treinos na Ilha do Sal, onde vai decorrer a competição de 17 a 24 deste mês, o treinador disse que, apesar de ser muito difícil, a ideia da vitória está sempre a acompanhar a equipa técnica e os jogadores.

Em relação à preparação da equipa, Jorge Humberto disse que está a decorrer com normalidade e que nesses últimos dias vai definir o grupo de 18 jogadores que vai formar a equipa de Cabo Verde nesta competição.

“Trabalhar com adolescentes é muito difícil e, por isso, vamos esperar até os últimos dias para fazer a definição do grupo”, explicou o treinador nacional.

A Direcção-Geral dos Desportos vai disponibilizar mais de dois mil contos para a preparação das seleções nacionais na X edição dos Jogos Desportivos da CPLP.

Segundo a organização, 1.044 participantes divididos por 702 atletas, 126 técnicos e 99 oficiais participarão nos X Jogos da CPLP, que se realizam de 17 a 24 de Julho na ilha do Sal, devendo cada país participar com uma delegação composta por 116 elementos.

À exceção da natação e do atletismo adaptado (paralímpico), dedicados às categorias de sub-20, as outras modalidades, designadamente andebol, atletismo, basquetebol, taekwondo e voleibol de praia, serão exclusivamente para atletas no escalão de sub-16.

Além de Cabo Verde, enquanto país anfitrião, a X edição dos Jogos da CPLP deverá contar com a participação dos países da comunidade, nomeadamente, Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A Guiné Equatorial, que passou a fazer parte da Comunidade em 2014, não irá participar neste grande evento da lusofonia, a nível de delegação desportiva, por decisão do próprio país.

Entretanto, participará apenas a nível ministerial na IX Conferencia dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que acontecerá no âmbito desta X edição dos Jogos da CPLP, nos dias 16 e 17 de Julho, em Santa Maria, ilha do Sal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.