Djibrilo Iafa começou o torneio com uma vitória, por ‘ippon', sobre o turco Gokce Yavuz, nos quartos de final, sendo depois derrotado, também por ‘ippon’, pelo alemão Lennart Sass, e relegado para as repescagens.
Tomás Cordeiro, de 20 anos, que foi 15.º nos 100 metros bruços, despede-se no domingo dos Jogos Paris2024, com a participação nas eliminatórias dos 200 metros estilos.
A três dia do final da competição, Portugal soma quatro medalhas – duas de ouro e duas de bronze – e 12 diplomas, e segue no 44.º lugar do ‘medalheiro’, liderado pela China.
Na sua terceira participação paralímpica, Luís Costa, o atleta mais velho da comitiva portuguesa em França, termina os Jogos Paris2024 com os melhores resultados de sempre na competição: bronze no contrarrelógio e quarto lugar na prova de estrada.
Miguel Vieira admitiu que chegar a Paris2024 com o estatuto de campeão do Mundo e da Europa, pode ter influência na forma como os adversários encaram os combates.
“Foi, realmente, triste ouvir todas essas críticas. Lamento muito o impacto que tiveram na modalidade, mas não controlo a reação das pessoas. Foram cáusticas a um nível alarmante”, assinalou Rachael Gunn.
Aos 51 anos, e depois de um sexto lugar em Tóquio2020, e de um oitavo no Rio2016, Luís Costa assumiu que se sente “como o vinho do Porto” [quanto mais velho melhor] e, em tom de brincadeira, refere que talvez seja melhor parar em Los Angeles.
O boccia português despediu-se dos Jogos Paralímpicos Paris2024 na terça-feira, depois de a equipa de BC1/BC2, da qual fazia parte a medalhada Cristina Gonçalves, ter sido afastada na fase de grupos.
Miguel Vieira, quarto do ranking mundial, vai entrar no torneio, a disputar na Arena Champs de Mars, na segunda ronda, defrontando o indonésio Junaedi, sétimo da hierarquia.
O mais rápido na final foi o mexicano Juan Pablo Garcia (13,71), tendo o tailandês Athiwatd Paeng-Nuea ficado com a prata (13,79) e o finlandês Leo-Pekka Tahti com o bronze (13,86).
Luís Costa, que conseguiu a quarta medalha para Portugal em Paris, percorreu os 28,3 quilómetros da prova, disputada em Clichy-Sous-Bois, em 44.26,32 minutos, ficando a 3.34,73 do vencedor.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.