Provavelmente nunca pensou quanto custará, em termos monetários, uma medalha olímpica. Dezenas de euros, centenas, milhares? Vamos por partes.

Segundo a 'Gazzetta dello Sport', jornal desportivo italiano, a medalha de bronze, a terceira da hierarquia, não representaria mais do sete euros. Sim, leu bem, sete euros. Tudo derretido, como escrevemos no título, uma nota de dez bastava-lhe para fazer a festa.

Mas, como sabemos, para qualquer atleta que a vença, pouco importará quanto custa, mas sim o que a mesma representa. E um dos três primeiros lugares, para além do enorme feito, acarreta sempre outro tipo de recompensas, também elas financeiras, associadas a prémios por objetivos.

Mas prosseguimos. Dos humildes sete euros da medalha de bronze, galopamos até à prata - qualquer coisa como 400 euros - e chegamos à de ouro - cerca de 700 euros, se derretêssemos a dita medalha.

Mas atenção, porque se estivéssemos a falar de ouro maciço, que não é o caso, o valor disparava para 30 mil euros - um montante bem mais chorudo.

Quanto às medalhas olímpicas de Paris 2024, um total de 5084 mil, são ainda compostas por 18 gramas de ferro da Torre Eiffel. Sim, mesmo da Torre Eiffel, através de peças modificadas ou removidas ao longo de restauros.

Vai olhar de maneira diferente para a entrega de medalhas durante os Jogos Olímpicos de Paris? Bem, é provável que sim.