A anfitriã França, os Estados Unidos, campeões olímpicos, a Bélgica e a Austrália apuraram-se hoje para as meias-finais do torneio feminino de basquetebol dos Jogos Paris2024, todos com amplas vitórias nos ‘quartos’.

Aja Wilson (20 pontos, 11 ressaltos, duas assistências) ajudou ao triunfo norte-americano por 88-74, numa partida em que as favoritas cedo dominaram o marcador, controlando as nigerianas a partir de uma vantagem confortável, tanto que o último quarto até lhes foi desfavorável – 26-12 para a Nigéria.

Campeãs olímpicas de forma consecutiva desde Atlanta1996, as norte-americanas pouco suaram ante uma equipa nigeriana que mostrou muitas fragilidades no capítulo defensivo e um ritmo bastante inferior às oponentes, mais rotinadas e provenientes do melhor campeonato do mundo, a WNBA.

Ainda assim, as nigerianas fizeram história em Paris2024, além da boa exibição, tornando-se na primeira equipa africana, masculina ou feminina, a chegar a uns quartos de final dos Jogos Olímpicos.

De encontro marcado com as norte-americanas, numa meia-final agendada para sexta-feira, está a Austrália, em que Alanna Smith, dos Minnesota Lynx, foi o grande destaque do encontro, com 22 pontos, 13 ressaltos e quatro assistências.

As australianas venceram a Sérvia por 85-67 e controlaram a partida praticamente desde o começo, procurando voltar ao pódio pela primeira vez desde o bronze em Londres2012.

Na outra meia-final, a anfitriã França continua a grande caminhada em busca da final, depois do bronze de Tóquio2020, somando a terceira vitória com a ajuda de um grande jogo da jogadora do Lyon Marine Johannes (24 pontos e um ressalto).

Apesar de as germânicas tentarem de tudo, sobretudo por Sabally, que acabou com 20 pontos, 13 ressaltos e uma assistência, o resultado final acabou por ser tranquilo, de 84-71 para as gaulesas.

Pela frente, na sexta-feira, terão a Bélgica, que venceu por claros 79-66 a Espanha e continua em busca de um inédito pódio olímpico.

Depois das ‘meias’, a final está agendada para domingo, de tarde, depois do jogo de atribuição do bronze, da parte da manhã, na Accor Arena, em Paris.