O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, convidou o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, para assistir às provas de atletismo dos Jogos Olímpicos Paris2024, durante uma deslocação efetuada a Kiev na sexta-feira, anunciou hoje o organismo.

Sebastian Coe encontrou-se com Volodymir Zelensky no Dia da Constituição na Ucrânia, que se assinalou na sexta-feira passada, e convidou o presidente ucraniano para estar presente como seu “convidado pessoal” na capital francesa, onde decorrerá o evento, entre 26 de julho a 11 de agosto.

O líder da World Athletics deslocou-se a Kiev com o propósito de assistir ao vivo aos campeonatos nacionais e observar a forma como os atletas ucranianos estão a preparar-se para competir pela primeira vez nos Jogos Olímpicos desde o início da guerra com a Rússia.

“Estou profundamente comovido com a resiliência e determinação dos atletas. No momento em que chegámos ao estádio, estava a soar uma sirene de ataque aéreo, o que atrasou a partida da prova de 200 metros. Esta é a dura e preocupante realidade que os atletas enfrentam dia após dia”, assinalou Sebastian Coe, citado pela World Athletics.

Volodymir Zelensky agradeceu o “forte apoio” que tem recebido do presidente do organismo regulador do atletismo mundial e advertiu que a Rússia “tem de sentir que a sua guerra terrorista fará com que os seus atletas sejam tratados adequadamente e que o preço será muito alto”.