O português Pedro Isidro tornou-se hoje o primeiro atleta com deficiência intelectual a nível mundial a participar nos Jogos Olímpicos, terminando os 50 km marcha de Londres2012 no 40.º lugar, depois de ultrapassar uma indisposição momentânea.
O atleta do Benfica terminou a prova em 3:58.59 horas, precisamente 23 minutos depois do vencedor, o russo Sergey Kirdyapkin, campeão do Mundo em 2009 e 2005, mas a sua “vitória” foi alcançada quando conseguiu estar presente nos Jogos. Concluir a corrida, marcada pelo abandono de João Vieira, foi um segundo triunfo.
«O balanço é positivo. Correu bem toda a minha preparação para os meus primeiros Jogos. Gostei muito de estar aqui em Londres. Fiquei bem classificado e estou muito contente», disse Pedro Isidro, de 25 anos, justificando o sorriso e o punho cerrado com que cortou a meta, praticamente três semanas depois de ter sido confirmada a sua presença nos Jogos Olímpicos.
Com um recorde pessoal de 3:58.00, o marchador da Azambuja não cumpria os mínimos da Federação Portuguesa de Atletismo (3:56.00), mas acabou por ser integrado porque o seu tempo estava abaixo da marca de referência (3:59.00) da federação internacional (IAAF), menos exigente.
Numa prova regular, que lhe permitiu ir subindo várias posições, o pior momento de Pedro Isidro aconteceu a pouco mais de cinco quilómetros para o final. «Foi uma má disposição. Nunca me tinha acontecido. Foi muito rápido e tive de parar para vomitar, senão ia ter muita dificuldade para continuar. Voltei a recuperar e conseguir voltar ao ritmo que queria», explicou.
A persistência levou-o até ao 40.º posto, entre os 51 que terminaram a mais longa prova do programa de atletismo, que à partida teve 63 atletas, dos quais 12 foram desqualificados ou desistiram, como foi o caso de João Vieira.
Comentários