A 100 dias do início dos Jogos Paralímpicos Paris2024, Portugal tem assegurada a presença de 15 atletas, em seis modalidades, numa altura em que ainda faltam realizar várias provas que garantem abertura de quota.
Portugal, que nos Jogos Tóquio2020 esteve representado por 33 atletas, tem para já assegurada presença em Paris nas modalidades de atletismo (quatro), boccia (três), canoagem (dois), natação (dois), ciclismo (uma) e badminton (uma).
Apesar de ainda haver várias provas por realizar que permitem a abertura de quota, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) admitiu recentemente que o número de atletas portugueses nos Jogos Paris2024 deverá ser inferior ao apresentado nos Jogos Tóquio2020, disputados em 2021.
“Ainda não temos todas modalidades fechadas (…), mas acredito que estaremos representados em oito modalidades, por 22 a 25 atletas”, afirmou José Lourenço, no início de maio.
Todas as vagas asseguradas são não nominais e serão atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o CPP.
Assim, em termos nominais, apenas são conhecidos os representantes na canoagem, na natação e no badminton, modalidade na qual Beatriz Monteiro garantiu, via ranking, uma quota nominal.
Na canoagem, os representantes nacionais vão ser Norberto Mourão, medalha de bronze em Tóquio2020, e Alex Santos, que foram designados após as provas seletivas da federação portuguesa da modalidade.
Os medalhados nos recentes Europeus de natação paralímpica, Marco Meneses e Diogo Cancela, juntamente com Daniel Videira e com o estreante Tomás Cordeiro, são os representantes lusos nas competições de natação.
Nos Jogos Paralímpicos Paris2024, Portugal somará a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Comentários