Foram necessários vinte segundos para que a equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto conquistasse, neste sábado, a Taça de Angola na modalidade, ao derrotar o Petro de Luanda na final por 22-21.

Depois de um empate nos últimos dois minutos do desafio, a frieza e determinação do ataque das rubro-negras valeu a conquista do segundo título da Taça de Angola, competição que encerra oficialmente a temporada nacional.

O duelo entre as duas principais equipas do país, levou para o pavilhão principal da Cidadela muitos amantes da modalidade, com as “ militares” tidas como possíveis vencedoras, dada a qualidade do seu plantel.

Início de jogo inteligente por parte do 1º de Agosto, que foi eficaz no ataque e defesa, o que lhe permitiu a fuga no marcador por 5-1, situação que obrigou as “tricolores” solicitarem o primeiro desconto de tempo.

Vilma Nenganga e Joana Costa assumiram a responsabilidade do jogo e levaram o placar ao empate 5-5, relançando o desafio para os minutos seguintes.

O 1ºde Agosto soube tirar proveito da fragilidade da guarda-redes Bá, etapa de jogo que permitiu as rubro-negras saírem ao intervalo em vantagem de 12-9.

No segundo tempo, equilíbrio patente nos primeiros dez minutos com a equipa do rio-seco sempre na liderança do placar, mas com a pressão do seu oponente nas oportunidades repartidas.

Cristina Branco garantia a segurança na baliza da formação vencedora, mesma situação para o Petro de Luanda que colocou Ivete Simão para tomar conta da sua baliza e evitar nova fuga do adversário.

Igualdades consecutivas 20-20 e 21-2,1 respectivamente, deixou os adeptos todos de pé na ansiedade de quem saísse vencedora do desafio dadas as oportunidades repartidas e decisão do ceptro.

Coube a congolesa do 1º de Agosto Cristiane Mwassesa marcar o golo da vitória, num momento eufórico com os níveis de ansiedade em alta.

Helena Paulo, do 1º de Agosto com oito golos, foi a melhor marcadora do desafio enquanto do lado contrário Lurdes Monteiro, com menos quatro, esteve em destaque.