
O vice-presidente da Federação Angolana de Andebol, Ilídio Cândido, reconheceu, na passada sexta-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, existir um "grande" equilíbrio competitivo entre as equipas fixadas nas demais províncias e as de Luanda, devido aos aspectos de formação e organização dos clubes.
Falando à imprensa, no final dos campeonatos angolanos em juvenis em masculinos e femininos, conquistados pelo o 1º de Agosto em ambos sexos, Ilídio Cândido, disse que os clubes estão mais organizados, o que tem feito com que as mesmas se enfrentem de igual para igual com as da capital.
Segundo o responsável, já tem aparecido nas competições equipas das províncias do Uíge, Zaire, Moxico, Lunda Sul, Benguela, Huíla, Cunene e Namibe que têm prestado outro ritmo competitivo nàs provas em relação às formações de Luanda.
“O andebol tem estado a desenvolver e eu sinto que começa a haver um grande equilíbrio entre Luanda e outras províncias, pois olhemos para Benguela e Uíge.Isso é fruto da competência e organização por parte dos clubes”, sublinhou.
Para Ilídio Cândido, é preciso que os clubes e os próprios governos provinciais apostem mais no processo de massificação, pois só com estes pressupostos é que o andebol deverá atingir o seu real desenvolvimento.
Disse que as províncias da Huíla, Benguela e Cabinda têm apostado seriamente na formação de novos talentos, por isso as outras devem também seguir este exemplo para que futuramente haja atletas que farão parte das seleções de Angola.
Comentários