A seleção portuguesa de andebol de sub-20 vai disputar o Europeu de 2022, na qualidade de anfitriã, integrada no grupo A, com Espanha, Noruega e Polónia, ditou hoje o sorteio realizado em Gondomar.

Portugal, que organiza o evento de 07 a 17 de julho, na qualidade de anfitrião, teve a prerrogativa de escolher o grupo, após sorteados os potes 1, 3 e 4, e optou pelo A, para evitar a Alemanha, campeã em título desta geração de sub-20.

O selecionador nacional, Carlos Martingo, disse ainda que, para além de evitar a seleção germânica, a escolha foi “já a pensar na passagem à ‘main round’ [fase principal]”, ao alcance dos dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos.

“Qualquer grupo é difícil. Estão aqui das melhoras seleções do mundo. Este Europeu tem um nível elevadíssimo, mas espero que corra tudo bem para nós”, disse Carlos Martingo, que levou em 2021 esta geração ao sexto lugar em sub-19.

No Euro2021 de sub-19, introduzido no calendário para amenizar o impacto da pandemia nas camadas mais jovens, a Alemanha impôs-se na final à Croácia (34-20) e a Espanha chegou ao bronze com um triunfo frente à Eslovénia (37-28). Portugal terminou em sexto.

“Acredito num bom resultado, mas não quero pensar em medalhas. Temos uma geração de bons jogadores, já com passagem pela seleção A e experiência de I Divisão, e não me posso queixar em termos de qualidade e quantidade”, referiu.

Martingo abordou ainda a “grande responsabilidade de jogar em casa”, mas referiu que “as expectativas estão elevadas em alcançar um bom resultado”, apesar de Portugal “defrontar grandes seleções” e, a este nível competitivo, tudo poder acontecer.

A equipa lusa irá defrontar na fase de grupos a seleção que venceu a medalha de bronze no último Europeu de sub-19, a Espanha, evitando assim a Croácia (medalha de prata) e a Alemanha, campeã europeia em título desta geração de agora sub-20.

A homónima espanhola ocupa a terceira posição do pódio de seleções sub-20 mais tituladas, com dois ouros, uma prata e duas medalhas de bronze, atrás de Alemanha e Dinamarca. Num total de 13 países medalhados em Campeonatos da Europa sub-20, Portugal ocupa o nono lugar com uma prata conquistada na edição de 2010 – mesmo registo que Bielorrússia e Croácia.

Rui Silva, capitão da seleção A, que participou no sorteio, foi um dos jogadores que conquistou a prata em 2010 e formulou o desejo de ver a atual equipa “melhorar esse resultado”, em casa, apesar de isso “também trazer mais pressão”.

Carlos Resende, tido como um dos melhores andebolistas portugueses de sempre, também ajudou ao sorteio e disse que a organização deste evento “possibilita a esta geração uma oportunidade não só para ganhar, mas para crescer como atletas”.

O Euro2022 de sub-20 envolve 16 seleções e decorre de 07 a 17 de julho, com jogos no Multiusos de Gondomar, Centro de Congressos de Matosinhos e Pavilhão Municipal de Vila de Gaia.

- Constituição dos grupos:

Grupo A; Espanha, Portugal, Noruega e Polónia.

Grupo B: Eslovénia, Dinamarca, Hungria e Ilhas Faroé.

Grupo C: Croácia, Suécia, França e Montenegro.

Grupo D: Alemanha, Islândia, Itália e Sérvia.